O futebol é a paixão de muitos garotos em diversos países, não apenas no Brasil, Argentina, Uruguai. Na Europa, muitos também são apaixonados pelo esporte, a ponto das ligas serem altamente valorizadas e extremamente lucrativas. O caminho começa quando um garoto é descoberto por um olheiro, começa a se destacar em seu clube e, assim, está meio caminho andado para chegar ao velho continente. O sonho de jogar em Corinthians, Flamengo, Athético funciona como um trampolim para alcançar clubes como Real Madri, Barcelona, Chelsea e tantos outros grandes.
E você, como torcedor apaixonado que é, deve no mínimo acompanhar a Champion Ligue. Deve se interar dos craques que lá estão balançando as redes. Acompanha as mesas redondas e palpita nas janelas de transferência, mas percebeu que ela está abrindo em outra direção. Foi lá para as arábias, algo inédito no futebol.
E se te perguntássemos o que você sabe sobre o futebol árabe, provavelmente você lembraria da seleção levando uma ou outra goleada em amistosos ou jogos oficiais. Porém, em relação ao campeonato local, acredito que nada, ou talvez você vai lembrar do vice-campeonato do Al-hilal contra o Real Madri. Mas este resultado é recente, e sabe por quê? Porque estão investindo cifras generosas para desenvolver o esporte no país. Estão prometendo campeonatos competitivos. Para isso, craques estão desembarcando por lá, afinal,os salários são tentadores. Cristiano Ronaldo, Benzema, Roberto Firmino, N’Golo Kanté, e recentemente Neymar. O futebol árabe nunca mais será o mesmo. A promessa é que se torne um dos melhores campeonatos da Terra. Os holofotes estão apontados para Oriente Médio
Dinheiro não falta para os árabes; títulos, sim. Porém, estão dispostos a mudar esse cenário e não será surpresa se em pouco tempo um clube de lá for campeão do mundo. E a seleção? Ainda não chegará a ser campeã do mundo, pois para isso, é necessário preparar toda uma geração ou a FIFA permitir que estrangeiros joguem pela seleção que bem entender, o que provavelmente será difícil de acontecer. No entanto, se a Arábia Saudita criar um campeonato forte e competitivo, atrairá mais atenção para o esporte, motivando assim mais a se tornarem jogadores. Com isso, um cenário propício está sendo criado, o que poderia eventualmente resultar, em algumas décadas, na conquista da taça do mundo. Não é impossível, especialmente se considerarmos o fator tempo e a sequência de planejamento.
O futebol que seu pai te apresentou não existe mais. Hoje, está mais globalizado, conquistando mais adeptos e suas transmissões são espalhadas pelos quatro cantos do planeta. As seleções tradicionais, se não se reinventarem, ficarão apenas a história para contar.
Caso queira curtir o futebol árabe, a Band e a BandSports transmitirão o campeonato que teve início dia 11/08 e termina dia 27 de maio, com exibição aos sábados às 15 h.