Cardeal Robert Prevost é eleito o novo papa e adotará o nome Leão XIV
Em um conclave considerado rápido, com apenas quatro rodadas de votação, o cardeal Robert Prevost, de 69 anos, foi eleito como o 267º papa da Igreja Católica. O novo pontífice escolheu o nome Leão XIV e teve sua eleição anunciada em latim pelo cardeal Dominique Mamberti, do tradicional balcão da Basílica de São Pedro, no Vaticano.
“Annuntio vobis gaudium magnum: Habemus Papam”
(“Anuncio-vos uma grande alegria: temos um papa”)
Após o anúncio, Leão XIV apareceu pela primeira vez na sacada da basílica e concedeu a bênção “urbi et orbi” (à cidade e ao mundo), diante de uma multidão de mais de 20 mil fiéis reunidos na Praça de São Pedro, muitos deles emocionados e com bandeiras nas mãos.
Nascido em Chicago, nos Estados Unidos, Prevost formou-se em matemática antes de ingressar no seminário, aos 22 anos. Em 1985, iniciou seu trabalho missionário no Peru como membro da ordem dos agostinianos. Sua ligação com o país latino-americano é profunda: em 2014, foi nomeado bispo de Chiclayo e, no ano seguinte, recebeu a cidadania peruana. Durante sua primeira bênção como papa, ele fez questão de citar o Peru, chamando os peruanos de “um povo fiel”.
Considerado um moderado e conciliador, Leão XIV era apontado por especialistas como um dos favoritos para o papado, devido à sua experiência pastoral, visão global e à capacidade de governar a Cúria Romana. Será o primeiro papa de um país onde o catolicismo não é a maioria.