Noite de tensão em Israel, diversos drones-kamikaze foram lançados contra Israel a partir do Irã. Segundo Israel, foram cerca de 300 artefatos lançados contra o país. No entanto, o sistema de defesa conseguiu interceptar a maioria deles. “O Irã lançou mais de 300 ameaças, e 99% foram interceptadas”, declarou o contra-almirante Daniel Hagari, porta-voz militar israelense. “Isso é um sucesso.”
Entenda o ataque
Relatos contam que aliados do Irã, no Iêmen, Líbano e grupos xiitas no Iraque também atacaram Israel. Defesas antiaéreas soaram em Jerusalém, no mesmo momento que explosões aconteciam no céu. O serviço de emergência de Israel informou que um menino de 10 anos de Arad ficou gravemente ferido e outros israelenses se feriram levemente enquanto corriam para abrigos antiaéreos.
Neste momento os espaços aéreos da região estão fechados. Avião israelenses estão sobrevoando na tentativa de abater qualquer interceptação iraniana.
Um oficial da defesa americano disse que os EUA também estavam abatendo os drones lançados pelo Irã. “Nossas forças permanecem posicionadas para fornecer apoio defensivo adicional e proteger as forças dos EUA que operam na região”, disse o oficial, sob condição de anonimato.
O ataque já vinha sendo anunciado pelo Irã. Binyamin Netanyahu, disse que o país estava se preparando para se defender e prometeu uma resposta. “Nos últimos anos e especialmente nas últimas semanas Israel tem se preparado para um ataque direto do Irã. Nossos sistemas de defesa estão em ação e estamos preparados para qualquer cenário, tanto defensivo quanto ofensivo”, disse o premiê.
A Guarda Revolucionária do Irã disse num comunicado transmitido pela televisão estatal que havia lançado “dezenas de drones e mísseis” contra Israel do território iraniano “em reação ao que chamou” crimes do regime sionista”. E ainda emitiu uma nota direcionada aos Estados Unidos. Advertimos o governo terrorista dos EUA que qualquer apoio ou participação no ataque aos interesses do Irã terá uma resposta feroz das Forças Armadas do Irã.
Siga-nos nas redes sociais: Instagram, Facebook