DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA NO PARANÁ FOI INSTITUÍDO PELO EX DEPUTADO E CONSELHEIRO DO TCE/PR FÁBIO CAMARGO.

Na sessão da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná de 9 de outubro de 2007, o então Deputado Estadual e atual Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado – TCE/PR, Fábio Camargo aprovou o projeto de lei de sua iniciativa parlamentar que instituiu o Dia Estadual da Consciência Negra e inseriu a data no Calendário Oficial de Eventos do Paraná.

A proposta foi elaborada em parceria com entidades paranaenses representantes dos afro-descendentes e pretendia abrir o debate sobre a situação da etnia no Estado. Embora a data já fosse comemorada por algumas entidades ainda não era oficial no País e passou a ser no Paraná a partir da sanção do governador. A proposição serviu de referência, modelo e vanguarda que culminou com a sanção da Lei 14.759/2023. A partir de então, o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, passou a ser incluído no calendário de todos os estados do Brasil e convertida em feriado nacional.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Afro-descendentes (IBAF), o Dia da Consciência Negra serve como forma de reflexão da sociedade sobre os problemas enfrentados pela população negra no País.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *