Seleção a seleção: conheça as 32 participantes da Copa do Mundo 2022

Catar

É o primo rico também quer jogar bola. Não quer fazer feio, mas não sei. A casa pelo menos está arrumada, tudo pronta, esperando apenas o pessoal para a bola começar a rolar. Cabeça de chave, mas, não venha dizer que é café com leite, pode não ter tradição, está estreando na Copa, a última que estreou sendo dona da casa foi a Itália em 34. Mas, eles estão com vontade, vamos apostar numas oitavas de final.


Equador

Queriam tirar o Equador da Copa no tapetão, nada feito. Foi credenciado, em campo, para estar aonde chegou. E mais terá a honra de fazer o jogo de abertura, então aguenta coração.


Senegal

A “Selegal” lembram? Foi em 2002, fazia tempo que uma seleção da África não encantava. Será que nesta edição iram repetir o feito?


Holanda

Agora vai rumo ao título, chega de vices. Será? Será que é a hora de lapidar “Netherlands” na taça do mundo?

Grupo B

Inglaterra

Os pais do futebol vão tentar mais uma vez o título, os ingleses tem o melhor campeonato de futebol do mundo, porém a seleção tem que se contentar apenas com 66. É pouco para uma nação que tanto contribui para o futebol ser o que é, será que o Bicampeonato virá? Aguardemos…

EUA

O negócio deles é basquete, beisebol, futebol americano. Sim, mas o futebol aqui vem crescendo e já tem uma liga super valorizada. E mais querem alçar voos mais altos, querem ganhar uma Copa do Mundo em pouco tempo. Arrisco a dizer que os Estados Unidos será a primeira nação campeã fora do Eixo Europa / Comenbol . Por que afirmo isto? Determinação, eles são determinados e estão determinados a este feito, apenas aguarde.

Pais de Gales

Quase um estreante, a última e única vez foi na Copa da Suécia em 1958. Montaram um timaço para esta edição, porém não vá apostar suas fichas neles. Podem ter entrosamento, mas futebol é bola na rede, não acredito num grande feito deles.

Irã

Como assim Irã e Estados Unidos no mesmo grupo? Nada de mais, esporte é uma coisa, política é outra. As duas seleções já se enfrentaram antes, e adivinha onde? Copa de 98, na França. Então, não espere um conflito extra-campo, não irá acontecer.

Grupo C

Argentina

Argentina, Argentina. Rivalidades a parte, a seleção alviceleste sempre figura entre as favoritas, e desta vez, não é diferente. Possivelmente será a última Copa de Lioneu Messi , ele já chegou perto de levantar a taça, foi quase. E se não quiser que a história de Federic Puskas de repita, terá que levantar o caneco. Será que virá o tri?

Arábia Saudita

País grande, com pouca tradição no futebol, porém com vontade de mudar a história. Será que pinta uma zebra neste grupo?

México

Passar de fase e cair nas oitavas de final, prazer: México. De 94 até 2018 o México passou de fase e caiu nas oitavas, sempre nas oitavas, o que acontece com o país do Chaves que não consegue figurar entre os oito melhores? Em 94 caiu para a Bulgária; 98  Para Alemanha; 2002 para os Estados Unidos; 2006 e 2010 Argentina; 2014 Holanda; 2018 Brasil. E agora, será que a maldição continua ou acaba?

Polônia

O importante é participar, mostrar o futebol. Existem craques aqui, tanto que estão indo para a segunda Copa do Mundo seguida. Perspectiva? Fazer ao máximo, quem sabe parar numas quartas, sendo otimista.

Grupo D

França

Atual campeã, vai brigar para continuar com a taça, e futebol para isto tem. É a seleção a ser batida, os olhos de todos estarão sobre ela. Será que será a terceira seleção a ganhar dois títulos na sequência? Vamos aguardar a bola rolar.

Austrália

Desde que se “mudou” para a Ásia, a Austrália vem sendo uma seleção presente nos mundiais. Ainda não chegou nem a bater na trave, mas estão trabalhando para evoluir o esporte no país, sonham em breve em sediar o torneio, na verdade, tentaram ser sede desta Copa, 2022, mas não foi desta vez. Poderia ter sido um grande espetáculo lá também? Sim, mas os jogos seriam nas madrugadas, tu teria pic para levantar e assistir às partidas?

Dinamarca

A grande Dinamáquina quer crescer, quer ser a sensação, quer aprontar. Será que pinta, no mínimo, uma semi-final? Craques existem, vamos ver quando a bola começar a rolar.

Tunísia

Modesta Tunísia, talvez não tenham a ousadia de sonhar com um título, mas, pelo menos, terão a satisfação de escrever o nome da seleção na história, no seleto grupo de nações que já puderam participar da Copa, bom torneio Tunísia.

Grupo E

Espanha

Sempre se espera muito da Espanha, quase sempre ela frustra as expectativas. País que ama o esporte, esteve presente em quase todas as Copas. Um título apenas, porém, merecido. Criaram uma geração de ouro, e não foi o acaso, àquela geração emplacou 2 Eurocopas e mais uma Copa das Confederações. E agora, será que teremos uma geração tão vitoriosa como a anterior?

Costa Rica

Parabéns, está equipe sabe surpreender. Lembram 2014, chave da morte, ninguém apostava neles, foram líderes do grupo, só caíram nas quartas de final e nos pênaltis. Fez história, será que é possível vermos o mesmo roteiro nos gramados do Catar?

Alemanha

Surpreendente, já esteve em oito finais, quase sempre vão às semi, raras ocasiões não esteve. Na última Copa ineditamente caiu prematuramente, mas agora voltou mais forte do que nunca. Será que teremos um pentacampeão?

Japão

Vem crescendo no esporte, participou da primeira Copa em 1998, não ganhou jogo nenhum, perdeu inclusive para Jamaica. Mas de lá para cá esteve presente em todas as edições.

Grupo F

Bélgica

Quero ser grande, tem tudo para isto, foi líder do ranking da FIFA por muito tempo. Mas, ainda falta um título de expressão e o planejamento é para conquistar a Copa. Terceiro lugar em 2018 e o gostinho do quase, será que será desta vez que saíra da garganta o grito de é campeão?

Canadá               

Há quem diga que o futebol vem se popularizando graças aos imigrantes. De fato, o Canadá deu um salto, antes nem para o quadrangular final das eliminatórias se classificava, agora carimbou vaga como a melhor seleção da Concacaf e querendo ser a sensação do mundial, vamos ver.

Marrocos

Participa das Copas, mas só participa. Será que chegou a hora de avançar, ou ainda tem que se trabalhar mais? Vamos indo, vamos tentando, uma hora resultado aparece.

Croácia

Foi quase, chegou à final, mas não tomou conhecimento da França. Não saiu com título, no entanto, saiu com admiração do mundo todo. Agora estão mais experientes, porém com o mesmo desejo, levar a taça para casa. Será que a ex-iugoslavia repete o feito?

Grupo G

Brasil

Brasileiro ama Copa do Mundo, não poderia ser diferente já que aqui o futebol é o esporte número um, desde antes de nascer o pai já predestina o filho a torcer por um clube. E o Brasil sempre é cobrado, nas últimas edições aconteceram coisas que o torcedor não quer nem lembrar, será que nesta edição diferirá?

Servia

Não se engane, ela não é boba, tem tradição. A Sérvia é da escola Iugoslava, então, você deve saber grandes jogos que rolou no passado, e no presente não é diferente com ela. Não é nenhuma candidata a ser semifinalista, mas é a candidata a bons jogos, apenas acompanhe.

Suíça

O melhor ataque é a defesa? Para os suíços é meia verdade, estão conseguindo participar dos torneios, brincar um pouco, mas nada de pelo menos beliscar o título. Será que desta vez podem surpreender?

Camarões

É uma das nações africanas que mais estão presentes, no entanto, nem chegou a assustar. E parece que não será desta vez, a que tudo indica será só um passeio, esperamos que a experiência venha valer a pena.

Grupo H

Portugal

Portugal quer o título, quer coroar a carreira de Cristiano Ronaldo, falta este título a ele. Será que sete jogos são suficientes? Talento, garra e determinação não faltam. São sete jogos para descobrirmos, sem vacilo.

Uruguai

A celeste olímpica, uma seleção simpática. Já está com saudade de levar uma taça. A TV era preto e branco a última vez, ou melhor, mal tinha TV. E neste período diversas seleções evoluíram, será que eles podem sonhar com a terceira estrela?

Gana

Futebol na África parece uma gangorra, as equipes sobem, descem no quesito rendimento. Gana quase foi a primeira seleção africana semifinalista da história, se não fosse uma mão santa de um atacante, e pontaria errada para bater pênaltis. Gana, Gana mais uma chance lhe foi dada de enfrentar seu algoz, agora vamos ver como será o final desta história.

Coréia do Sul

Décima copa consecutiva, a Coreia do Sul é uma seleção virando figurinha carimbada. Com exceção de 2002 não fez grandes feitos e não se espera muito dela. Mas quem sabe, futebol é uma caixinha de surpresas.

Texto: Tiago Caroleski

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *