A sessão empossou 32 novos associados e marca o início da academia nacional no estado. Outros 06 acadêmicos já haviam tomado posse no ano de 2023 no estado do Rio de Janeiro.
No dia 31 de outubro de 2025, na sede do Centro Paranaense Feminino de Cultura, no centro de Curitiba, a Academia de Artes, Ciências e Letras do Brasil – ACILBRAS, sob a presidência nacional do Maestro Caaraüra promoveu a sessão solene de instalação da seccional do Estado do Paraná e posse de 32 novos acadêmicos que passam a integrar a ACILBRAS-PARANÁ.
O presidente da Acilbras, Maestro Caaraüra descreveu emocionado que Curitiba e o Paraná ficarão para sempre em sua lembrança pela hospitalidade, pujança, empatia de sua gente e principalmente pela qualidade intelectual dos membros que de forma pioneira passam a representar oficialmente a entidade no estado.
O evento foi coordenado pelo escritor e poeta Daniel Maurício. O cerimonial ficou à cargo dos acadêmicos ponta-grossenses e da Acilbras, Flavio Madalosso Vieira e Isabel Regina Nascimento. O Juramento Acadêmico foi proferido pelo advogado, jornalista e professor da Uninter Jorge Bernardi, presidente do Sindicato Nacional dos Escritores – Sinebras. A acadêmica, professora e advogada Silvia Maria Derbli Schafranski fez uso da palavra em nome dos 32 empossados.
O hino nacional brasileiro e o hino do Estado do Paraná foram executados ao piano pelo músico argentino e acadêmico empossado, Júlio Gomez e o acadêmico e poeta Andrey Luna Giron executou uma canção clássica em homenagem à instalação da Acilbras paranaense.
A concorrida e prestigiada solenidade contou com a participação dos acadêmicos, familiares e convidados e a representativade oficial da presidente do Centro Paranaense Feminino de Cultura, Elieder Corrêa da Silva; Maria Teresa Marins Freire – presidente da Academia de Letras do Brasil – seccional do Paraná; Lilia Souza: vice-presidente do Centro de Letras do Paraná e presidente da Academia Paranaense de Poesia; da Dra Maria Lucia Cordeiro, vice-presidente da Academia de Cultura de Curitiba – ACCUR representando a Presidente Maria Inês Pierin Borges da Silveira; Simone Maria Kronland Golin, secretária da Academia Brasileira Rotária de Letras – Abrol/Paraná representando o Presidente Alcino de Andrade Tigrinho; Arleto Rocha, da Academia Mourãoense de Letras e o Tesoureiro Marcos Juliano Ofenbock, do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná.
Em seu discurso de saudação, o presidente da Comissão de Instalação, Daniel Maurício afirmou que “cada cadeira aqui representa mais do que um nome: representa um legado. E, ao ocupá-las, vocês não apenas dão continuidade à memória dos grandes que por aqui passaram, mas também inscrevem seus próprios nomes na história da nossa literatura, da nossa cultura, da nossa identidade. Que cada um de vocês sinta-se acolhido como parte de uma irmandade intelectual que valoriza o saber, mas também a sensibilidade. Que suas contribuições não apenas engrandeçam esta casa, mas também inspirem as gerações que ainda virão”, destacou o príncipe dos poetas paranaenses.
Na sessão solene, a ACILBRAS-Paraná aprovou por aclamação a moção de apoio à efetiva implantação da disciplina História do Paraná na rede pública estadual de ensino. A proposta, apresentada pelo acadêmico Márcio Anis Mattar Assad, reforça a importância do ensino da história regional como base para a formação cidadã e o fortalecimento da identidade cultural dos paranaenses.
A moção, agora transformada em bandeira permanente da entidade, será encaminhada aos órgãos competentes para garantir o cumprimento da Lei Estadual nº 13.381/2001, que prevê a inclusão obrigatória da disciplina.
A Academia de Artes, Ciências e Letras do Brasil (Acilbras), é uma entidade nacional com sede em Volta Redonda (RJ), presidida pelo maestro Caaraüra — pernambucano natural de Aliança, jornalista, radialista, comendador, autor de dezenas de livros e também compositor, instrumentista, coreógrafo e historiador. O maestro Caaraüra destacou a importância de contar com líderes comprometidos e apaixonados pela missão da academia. “A presença da Acilbras em diferentes regiões é um testemunho do nosso compromisso em disseminar e valorizar a cultura e as artes em todo o Brasil. Nossos diretores executivos nas sucursais são verdadeiros embaixadores da nossa missão”, afirmou o presidente.
Fundada em 2014, a Acilbras tem desempenhado um papel relevante na promoção da educação, das ciências e das artes no país. A academia reúne intelectuais de diversas áreas e promove atividades voltadas à preservação da língua, da literatura e da cultura brasileira.
Além de suas ações no Brasil, realiza eventos e intercâmbios culturais em outros países, fortalecendo os laços culturais e o diálogo entre nações.
Segundo o acadêmico Gilmar Cardoso, vice-presidente nacional, com a abertura da sucursal no Paraná, a Acilbras reafirma seu compromisso com a expansão cultural e intelectual, ampliando seu legado de valorização das artes, ciências e letras. De A (De Andrey) ao V (da Valéria) ou ao Z (do Zulmiro, Pirata do Marcos Juliano), nossa composição é extraordinária. Time de Série A, destacou o advogado e poeta. Hoje é um dia memorável e histórico para registro nos anais de feitos, bem feitos da cultura paranaense, disse.
Integram a Acilbras no Paraná, já empossados no Rio de Janeiro, os acadêmicos Daniel Maurício, Gilmar Cardoso, Arleto Rocha, Flávio Madalosso Vieira, Isabel Regina e Mara Lúcia Cordeiro, responsáveis por liderar as atividades da instituição no estado e consolidar sua presença na região sul do país.
A Assembleia Legislativa do Estado do Paraná – ALEP, por iniciativa parlamentar do Deputado Anibelli Neto (MDB) aprovou um requerimento contendo Votos de Louvor e Menção Honrosa pela instalação da Acilbras no estado, e condecorou com a homenagem os presidentes nacional e estadual Maestro Caaraüra e Daniel Maurício.
Em nome da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná – ALEP, externamos nossa homenagem, aplausos, reconhecimento e cumprimentos públicos e oficiais à todos os confrades e confreiras que integram a ACILBRAS/PARANÁ; que regionaliza a missão institucional de atuar como um verdadeiro centro de valorização da cultura e das letras, incentivando a produção intelectual nas áreas de artes, ciências, música e literatura, descreve o deputado Anibelli Neto no documento.
ACADÊMICOS EMPOSSADOS NA ACILBRAS – PARANÁ
– Andrey Luna Giron
– Angela Maingue Cavichiolo
– Atílio Andrade
– Cecília Ferreira Leal
– Celina Susy Pires Ribello
– Deise Machado
– Edgardo Fernando Estrada Araneda
– Elieder Correa da Silva
– Ester de Abreu Piacentini
– Fábio Di Visconti-Cortez
– Fabrício Cunha
– Giuliana Maingue Cavochiolo Ferreira
– Gladys Gama França
– Hamilton Ferreira Sampaio Junior
– Isabelle Picolo
– Jorge Luiz Bernardi
– José Rodrigues da Silva
– Júlio Gomez
– Luciah Lopez
– Márcio Anis Mattar Assad
– Marcos Juliano Ofenbock
– Marcos Venitius de Almeida Muniz
– Maria Alice Medeiros Todin
– Maria Inês Marinasco Portugal
– Nilcéia Albuquerque França
– Ricardo Machado
– Rita Delamari
– Rosângela Miléo
– Sílvia Maria Derbli Schafranski
– Simone Klonland
– Thais Angélica Castanho
– Valéria Borges da Silveira
O Brasão que simboliza a ACILBRAS representa a união de diferentes áreas do saber: Ciência, através dos átomos; Música, representada pela lira; Literatura, simbolizada pela pena e as Artes, ilustradas pelo livro. Tudo coroado por folhas de louro, símbolo da vitória e da conquista intelectual, liderança e inspiração.

