México conquista a Copa Ouro pela décima vez

Raúl Jiménez e Edson Álvarez garantem a vitória mexicana após gol relâmpago dos norte-americanos

A seleção do México conquistou, na noite deste domingo, o título da Copa Ouro da Concacaf. Ao vencer os Estados Unidos por 2 a 1, de virada, em Houston (EUA). Esta é a décima taça da Copa Ouro erguida pelos mexicanos. Dessa forma é a 13ª conquista continental, se consideradas também as edições do antigo Campeonato da Concacaf.

Mesmo com equipes desfalcadas por conta da Copa do Mundo de Clubes da FIFA, realizada simultaneamente nos Estados Unidos, o clássico regional entregou emoção e equilíbrio do início ao fim.

O zagueiro Chris Richards, do Crystal Palace, colocou os anfitriões na frente logo aos 4 minutos do primeiro tempo, aproveitando cobrança de escanteio. No entanto, a reação mexicana veio ainda na etapa inicial: o atacante Raúl Jiménez, que atua pelo Fulham, empatou aos 27 minutos, após boa jogada coletiva.

Na segunda metade da partida, o capitão Edson Álvarez, volante do West Ham, virou o jogo aos 32 minutos, garantindo o título para o México e enlouquecendo a torcida verde e branca presente no estádio.

Desfalques importantes por causa da Copa do Mundo de Clubes

Com a sobreposição dos dois torneios — ambos realizados em solo norte-americano —, as seleções entraram em campo sem nomes de peso.

O técnico mexicano Javier Aguirre teve de montar a equipe sem jogadores como o zagueiro Gerardo Arteaga e o meia Jordi Cortizo, ambos do Monterrey, que disputavam o Mundial de Clubes pela equipe mexicana.

Já os Estados Unidos, sob comando do argentino Mauricio Pochettino, sofreram ainda mais com as ausências. Ficaram de fora nomes importantes como Weston McKennie e Timothy Weah, da Juventus, Gio Reyna, do Borussia Dortmund, e os atletas do Seattle Sounders, Jordan Morris e Jesús Ferreira.

Hegemonia mexicana na Concacaf

Com o novo título, o México reafirma sua hegemonia no futebol da Concacaf. Desde que a Copa Ouro foi criada, em 1991, os mexicanos somam agora 10 títulos, contra sete dos Estados Unidos, seus principais rivais na região.

A vitória reforça o bom momento da seleção comandada por Aguirre, mesmo com as dificuldades impostas pelo calendário internacional.

Primeiramente: Siga-nos nas redes sociais: InstagramFacebook  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *