ROTARY CLUB DE CURITIBA COMPARTILHOU DETALHES DA EXPEDIÇÃO EM BUSCA DO TESOURO DO PIRATA ZULMIRO

Nesta 5ª feira, dia 3, o Rotary Club de Curitiba realizou sua segunda reunião do ano rotário 2025-2026, sob a presidência do consultor de soluções imobiliárias Demétrius Fabiano Fernandes na sede da Associação Médica do Paraná. O encontro contou com a palestra do escritor, economista, empresário e pesquisador; diretor no Instituto Histórico e Geográfico do Paraná (IHGPR) Marcos Juliano Ofenbock, que falou sobre sua missão através da “A história do Pirata Zulmiro e a expedição em busca de seu tesouro”.

A mesa diretiva foi composta pelo palestrante Marcos Juliano, pela presidente do Centro Paranaense Feminino de Cultura Elieder Corrêa da Silva, pelo presidente do Rotary Club de Curitiba 2025/2026 Demétrius Fabiano Fernandes e pelo empresário e presidente 2024-2025, Francisco Romero Vulcanis da Rosa.

As investigações de Marcos Juliano Ofenbock contribuíram significativamente para reescrever a história da pirataria global, ao identificar a identidade e localização do último capitão pirata do século XIX, um britânico chamado Zulmiro, que se refugiou no sul do Brasil, na cidade de Curitiba, há dois séculos.

Após dezoito anos de intensas pesquisas, foram encontrados documentos inéditos que apontam para o maior tesouro pirata do mundo, ainda escondido em uma ilha brasileira no meio do Oceano Atlântico, a Ilha da Trindade.
O pirata Zulmiro liderava o grupo que ocultou esse tesouro fantástico.

Está em curso a organização de uma expedição arqueológica pelo Instituto Histórico e Geográfico do Paraná, em colaboração com universidades e museus, sob a liderança de Marcos Juliano, com o objetivo de encontrar o tesouro.
Marcos Juliano já visitou a Ilha da Trindade, convidado pela Marinha, para documentar os locais onde o tesouro foi ocultado.

No protocolo rotário conduzido pelo companheiro Andre Alexandre Kuritza, a saudação ao Pavilhão Nacional foi proferida pelos companheiros Deodato Mansur e Cleber Eduardo Albanez e a reflexão rotária pela associada Eunice Ramirez Luz.

ABROL-PARANÁ esteve representada pelos acadêmicos Gilmar Cardoso, Simone Maria Kronland Golin, Jorge Bernardi e Jorge Humberto Agudello Franco, que recepcionaram a presidente do Centro Paranaense Feminino de Cultura, escritora e poetisa Elieder Corrêa da Silva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *