Pix por aproximação começa a valer hoje: saiba como funciona a nova modalidade de pagamento

A partir desta sexta-feira (28), entra em vigor o Pix por aproximação, uma nova modalidade de pagamento que promete facilitar ainda mais as transações no dia a dia dos brasileiros. Semelhante ao pagamento por aproximação com cartões de crédito e débito, a novidade permite que usuários de carteiras digitais, como Google Pay e Apple Pay, realizem pagamentos apenas aproximando o celular das maquininhas de cartão. A iniciativa do Banco Central (BC) não substitui a opção de pagamento por QR code, que continua disponível em todo o país.

Como funciona o Pix por aproximação?

Para utilizar a nova funcionalidade, o usuário precisa vincular sua conta bancária a uma carteira digital, processo semelhante ao já utilizado para cartões de pagamento. Segundo o Banco Central, no momento da vinculação, o cliente será direcionado ao aplicativo do banco para confirmar a autorização. Após a ativação, basta selecionar a opção de pagamento por Pix, aproximar o celular da maquininha, revisar as informações da transação e confirmar o pagamento.

A adesão ao Pix por aproximação é facultativa para bancos, carteiras digitais e provedores de maquininhas de pagamento. Portanto, nem todas as instituições financeiras podem oferecer a novidade desde o primeiro dia. Para saber se a funcionalidade está disponível, o usuário deve consultar diretamente seu banco ou carteira digital.

Inicialmente, as transações por aproximação terão um limite máximo de R$ 500. No entanto, os usuários poderão ajustar esse valor diário diretamente no aplicativo da carteira digital, aumentando ou diminuindo o limite conforme a necessidade.

Antecedentes e regulamentação

O Pix por aproximação já vinha sendo testado no mercado. Em outubro, o Banco do Brasil lançou a funcionalidade em maquininhas da Cielo. Já em novembro, o Google Pay passou a oferecer a modalidade, mesmo antes da regulamentação oficial pelo Banco Central. Agora, a novidade está disponível para todas as carteiras digitais, maquininhas e bancos que aderirem à tecnologia.

Leia também: Racing vence Botafogo e é campeão da Recopa

Vantagens e expectativas

A expectativa é que o Pix por aproximação torne as transações ainda mais ágeis e seguras, especialmente em estabelecimentos físicos. A modalidade se soma ao sucesso do Pix, que desde sua criação em 2020 revolucionou os pagamentos no Brasil, com transações instantâneas e sem custos para pessoas físicas.

Com a implementação do Pix por aproximação, o Banco Central reforça seu compromisso com a inovação no sistema financeiro brasileiro. Dessa forma a tendência é que, nos próximos meses, mais instituições adotem a funcionalidade, ampliando o acesso dos consumidores a essa nova forma de pagamento.

Enquanto isso, os usuários já podem começar a testar a novidade, desde que seus bancos e carteiras digitais estejam preparados para oferecer o serviço. Fique atento às atualizações no aplicativo do seu banco e aproveite a praticidade do Pix por aproximação!

Siga-nos nas redes sociais: Instagram, Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *