A Copa das nações da Oceania é bem peculiar, de um lado Nova Zelândia disputando torneio com diversas outras ilhas bem pequenas, mas grande no desejo de jogar um campeonato e quem sabe fazer uma graça, assim como fez o Tahiti em 2012.
Neste ano o torneio foi disputado em Vanuatu e Fiji e teve como campeã a Nova Zelândia vencendo a final por 3×0. Já a disputa do terceiro lugar teve Tahiti vencendo Fiji pelo placar de 2×1.
A equipe neozelandesa é dirigida pelo inglês Darren Bazeley, logo aos dois minutos, Cameron Howieson abriu o marcador, o resultado vinha se mantendo até os minutos finais Saídos do banco, Jesse Randall e Max Mata foram a tempo de deixar marca no encontro decisivo e colocaram o resultado em 3-0. Randall marcou aos 83 minutos e Mata atirou a contar já dentro do período de descontos (90+2′). Nova Zelândia conquista o sexto título de sete disputados com 15 gols marcados e nenhum sofrido.
A expectativa agora será pelas eliminatórias da Copa, que deve se iniciar em março, a Oceania tem direito a uma vaga e mais uma na repescagem. Nova Zelândia é a favorita para conquistar a vaga, mas alguma das outras seleções sonha em aprontar para cima deles, será épico se isto ocorrer. Vamos aguardar.