Termina hoje o prazo para regularizar o título eleitoral

Nesta quarta-feira, dia 08 de maio, termina o prazo para tirar, transferir ou regularizar o título de eleitor, alerta Gilmar Cardoso. Para quem não tem a biometria cadastrada o atendimento é exclusivamente presencial. Após essa data, o cadastro será fechado e nenhum pedido de inscrição eleitoral ou de transferência será aceito

O advogado e consultor legislativo Gilmar Cardoso destaca que os eleitores têm até esta quarta-feira, dia 08, para tirar a primeira via do título, regularizar a situação eleitoral ou transferir o domicílio eleitoral. Os eleitores sem biometria cadastrada devem dirigir-se ao cartório eleitoral de sua cidade para regularizar a situação; já os que possuem a biometria no sistema da justiça eleitoral podem solicitar a regularização do título cancelado em um cartório ou pela Internet, através do Autoatendimento Eleitoral no site do TRE-PR.

Gilmar Cardoso esclarece, ainda, que para regularizar o título, é necessário apresentar um documento de identidade com foto e um comprovante de residência emitido há, no máximo, três meses. Se estiver solicitando a primeira via do título (alistamento eleitoral), a CNH não será aceita isoladamente, sendo necessário apresentar documentação complementar. O advogado frisa, também, que o certificado de quitação militar é exigido para homens que completam 19 anos no ano em que se alistam.

Voto obrigatório ou facultativo

O voto é obrigatório para quem tem entre 18 e 70 anos e facultativo para os analfabetos e os maiores de 70. Os jovens podem tirar o título a partir dos 15 anos, no entanto, só podem votar, de forma facultativa, ao completarem 16 anos até o dia da eleição. Este ano, o 1º turno do pleito municipal ocorrerá em 6 de outubro.

Siga-nos nas redes sociais: InstagramFacebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *