Está chegando, a temporada do pinhão inicia na próxima semana. Você curte esta iguaria, então prepare-se, semana que vem já estará liberada a venda. O IAT ( Instituto de Água e Terra) já autorizou a comercialização. A medida, contudo, só é válida para pinhões que já tenham atingido o período completo de maturação, cuidado necessário para ajudar na preservação da espécie e também garantir a saúde dos consumidores. A multa em caso de desobediência é de R$ 300 a cada 50 quilos apreendidos, além da responsabilização por crime ambiental. A safra se estende normalmente até junho.
A Portaria IAP nº 046/2015 tem a finalidade de proteger a espécie, bem como garantir a renda ao produtor. Vale destacar que a araucária é uma espécie ameaçada de extinção, bem como os animais que de uma ou outra forma “interagem” com a árvore, tais como gralhas e cutias.
Leia também: Geórgia conquista vaga inédita na Eurocopa
O IAT reforça: Vender pinhão vindo de outros estados é proibido. Denuncie qualquer irregularidade. Os agentes do IAT e o Batalhão de Polícia Ambiental – Força Verde (BPAmb-FV) realizam a fiscalização.
Se comprovada qualquer irregularidade, o IAT instaura um processo para lavrar o auto de infração ambiental. Você pode encaminhar denúncias à Ouvidoria do IAT ou aos escritórios regionais do órgão ambiental pelos telefones (41) 3213-3466, (41) 3213-3873 ou 0800-643-0304. Também é possível contatar a Polícia Ambiental pelo telefone (41) 3299-1350 ou pelo 181.
Siga-nos nas redes sociais: Instagram, Facebook