Conhece a Hora do Planeta? Este ano, ela acontecerá em 23 de março, um evento celebrado em mais de 100 países. Trata-se de uma iniciativa promovida pelo WWF e reconhecida pelo gesto de apagar as luzes e desligar aparelhos eletrônicos não essenciais por uma hora, das 20h30 às 21h30. Assim sendo o objetivo é promover uma reflexão e ação em prol de um planeta mais sustentável.
Além da participação individual, municípios, empresas e organizações podem contribuir de diversas maneiras para a Hora do Planeta. As prefeituras podem, por exemplo, desligar as luzes de ruas, monumentos e prédios públicos. Além de organizar atividades ambientais como caminhadas noturnas, observação de estrelas, passeios de bicicleta, workshops eco-friendly, jogos de sombras e jantares comunitários sustentáveis, entre outras.
Dessa forma a Hora do Planeta é um evento histórico promovido pelo WWF, iniciado em 31 de março de 2007, em Sydney, Austrália. Na ocasião, 2,2 milhões de pessoas e mais de 2.000 empresas apagaram suas luzes durante 60 minutos. Contudo serve como um alerta sobre a perda da natureza devido às alterações climáticas e a necessidade de reduzir as emissões de gases de efeito estufa.
Desde então, milhões de pessoas em todo o mundo, incluindo indivíduos, empresas, instituições e governos, aderiram à iniciativa. Tornando-a o maior movimento global em defesa do meio ambiente. Mais de 100 países e territórios se unem através de um gesto simbólico e ações que buscam fazer a diferença e inspirar mudanças.
Anualmente, diversos edifícios e monumentos emblemáticos ao redor do mundo também ficam às escuras durante uma hora. Incluindo a Torre Eiffel em Paris, o Coliseu em Roma, a Ópera de Sydney na Austrália, a Estátua do Cristo Redentor no Rio de Janeiro, o Big Ben em Londres, e o Empire State Building e a sede das Nações Unidas, ambos em Nova Iorque.