Um novo episódio na disputa entre Rússia e Ucrânia surgiu quando um avião militar russo, transportando prisioneiros ucranianos, caiu na região de Belgorod. O incidente ocorreu por volta das 5h, horário de Brasília, e infelizmente, não houve sobreviventes. O Exército ucraniano confirmou o ataque.
Contudo a Rússia, considerou o ataque como um ato de barbárie, alegaram que não haviam mísseis, no avião, para abastecer as bases russas.
O avião I1-76 transportava um total de 65 soldados das forças armadas ucranianas, seis tripulantes e três acompanhantes. Autoridades afirmam que a intenção da Rússia era negociar a libertação dos reféns.
A região onde o avião caiu é habitada e tem sido alvo frequente de ataques. O presidente do comitê de defesa do parlamento russo, Andrey Kartapolov, relatou que a aeronave foi atingida por três mísseis de defesa aérea, do mesmo tipo fornecido à Ucrânia por aliados ocidentais.
Trocas de prisioneiros de guerra são comuns entre as duas nações. Kartapolov afirmou que a liderança ucraniana estava ciente da troca iminente e recebeu informações sobre a entrega dos prisioneiros. Até o momento, não houve pronunciamento oficial da Ucrânia sobre o incidente.
Leia também: Paranaguá na rota de cruzeiros