Eurocopa 2024: Já estamos na metade das Eliminatórias, o quadro já está sendo desenhado. Mas, ainda temos muita bola para rolar. Os 23 classificados se juntaram a Alemanha na disputa pela maior taça do continente. Mas como que estão os grupos?
Grupo A Eurocopa
Escócia produziu uma boa safra, são 5 jogos, com 5 vitórias; provavelmente estará no torneio, juntamente com a Espanha: Outra classificada do grupo. Porém, não será agora que Erling Braut Haaland levará a Noruega novamente para um torneio, a equipe deverá ficar em terceiro a frente de Geórgia e Chipre.
Grupo B Eurocopa
França, 100% na chave, veremos ela nos gramados alemães. Contudo a segunda vaga deve ser entre Holanda e Grécia, com uma vantagem maior para laranja mecânica. Irlanda e Gibraltar só irão cumprir tabela.
Grupo C Eurocopa
Matematicamente será difícil que a Inglaterra fique de fora. A questão agora é quem ficará com a segunda vaga: Ucrânia, Itália ou Macedônia do Norte. Se terminasse hoje, a Ucrânia paparia a segunda vaga e deixaria a atual campeã de fora. A outra seleção da chave, Malta apenas participa, não tem chance.
Grupo D Eurocopa
Grupo equilibrado, com Turquia liderando, porém, Croácia está com dois jogos a menos. As duas devem ser as classificadas, as demais seleções: Armênia, Pais de Gales, até podem ir, porém, dependem de um tropeço das favoritas. Letônia não será desta vez que irá à segunda Euro, a primeira foi em 2004.
Grupo E Eurocopa
Vem se mostrando como um grupo mais equilibrado: República Tcheca, Albânia, Polônia, Moldávia, a diferença entre cada uma é de 1 ponto. Sendo assim, qualquer uma delas podem estar balançando às redes na Alemanha. Ilhas Faroe, outra seleção da chave, tem apenas um ponto. Matematicamente ainda é possível, mas pelo retrospecto, não.
Grupo F Eurocopa
Bélica e Áustria devem ser as representantes da chave. Suécia corre por fora, dependerá de tropeços das favoritas. Azerbaijão e Estônia não será desta vez.
Grupo G Eurocopa
A Hungria no passado era uma das nações destaque, só não ganhou uma Copa do Mundo por detalhes, tem dois vices 34 e 54. E parece que com o tempo foi-se apagando. Agora tenta ressurgir. É líder do seu grupo e deve carimbar seu passaporte ao torneio. A segunda vaga Sérvia, Montenegro, Lituânia ou Bulgária. Mais provável que, destas, a vaga vá para os sérvios.
Grupo H
Finlândia, Dinamarca, Eslovênia e Cazaquistão. Grupo bem disputado, com destaque ao futebol cazaque que vem surpreendendo em suas atuações. Anteriormente era apenas figurante, agora vem ganhando destaque pelo futebol apresentado. Não será espanto algum se conseguirem carimbar uma vaga para a primeira competição relevante. Caso não consiga medir forças com as demais equipes, ainda pode sonhar com a vaga através da repescagem, dependo de como terminar a tabua de classificação, ela seria uma das nações que disputaria as 3 últimas vagas. Os critérios são da Nations Ligue onde foi líder do grupo e foi promovida de divisão. Irlanda do Norte e San Marino, não tem mais chances.
Grupo I
Suíça, Romênia e Israel devem brigar pelas vagas. Belarus, Kosovo e Andorra não devem ameaçar. Mas a favorita do grupo é a Suiça, agora quem fica com a segunda Israel ou Romênia?
Grupo J
Portugal vai, campanha 100% até aqui. Eslováquia e Luxemburgo estão empatados em segundo. Vale o destaque ao Luxemburgo que vem crescendo no cenário. Anteriormente era um saco de pancadas, agora vem disputando ponto a ponto com chances reais de ir à Eurocopa pela primeira vez na história. Bósnia, Islândia logo atrás com poucas chances. Já Liechtenstein não somou ponto algum.
Duas de cada grupo se classificam para a Eurocopa, depois mais 3 vagas serão pela repescagem e as candidatas as últimas vagas virão da Nations Legue.