Edson Arantes do Nascimento, o Pelé. Atleta do século deixou sua marca nas redes, aliás, marcou 1283 vezes. Talvez seja difícil dizer qual foi o gol mais bonito, vê-lo jogar quase certeza que viria uma genialidade. Foi agraciado com um dom e neste dom conseguiu ser muito além. Admirado até pelos adversários, mesmo balançando as redes ganhava os aplausos. Podem ter sido outros tempos, no entanto, até hoje não se conheceu outro futebolista com tamanha habilidade nos pés. A bola foi sua melhor amiga, através dela muitas coisas lhe foram proporcionadas, soube aproveitar.
Títulos sobre títulos: seis campeonatos brasileiros, supercopa sul-americana, campeão jogando pelo Cosmos, libertadores, Mundial, Recopa, campeonato paulista, torneio Rio-São Paulo. E claro, três Copas do Mundo, 1958,1962,1970. Números que ninguém bateu até hoje. Encantou o mundo com jogadas geniais, temido pelos adversários, porém respeitado e admirado. Talento que levou a ser conhecido muito além dos gramados da vila Belmiro, a fama rodou o mundo, e estamos falando de um período onde não havia internet e as transmissões televisivas não tinham tanta tecnologia. Brasil era sinônimo de futebol, tornou-se um dos brasileiros mais conhecidos. Construiu um legado, e hoje foi a hora do adeus. E este adeus é definitivo, os dias na Terra terminaram, no entanto, seu nome e feitos serão lembrados para sempre, contribuiu muito para o futebol, muitos meninos se espelhavam e continuaram se espelhando nele, para de repente quem sabe também construir uma história no esporte.
O menino de Três Corações, MG, consagrou-se no litoral paulista, desejou seguir a mesma carreira do pai, prometeu a ele que ganharia uma Copa para o Brasil, após a final da Copa de 50. Cumpriu a promessa e foi muito além. Até para quem não gosta, ou não acompanha o futebol, Pelé é admirado. Sei que muitos de nós, não tivemos a oportunidade de vê-lo atuar, porém, as histórias que nos passam transmitem confiança. Foi grande em sua área, agora o ciclo se encerrou.
E é importante, como curiosidade, contar. Sabiam que no último jogo do Pelé, foi um amistoso Santos X Cosmos, os dois únicos clubes que ele defendeu e que ele jogou em cada tempo por uma equipe. Sabiam disto?