José Alberto Mujica , conhecido como ” Pepe “, faleceu nesta terça-feira, aos 89 anos. Foi o que anunciou o presidente Yamandú Orsi em suas redes sociais:
“É com profundo pesar que anunciamos o falecimento do nosso companheiro Pepe Mujica. Presidente, ativista, líder e líder. Sentiremos muito a sua falta, querido ancião. Obrigado por tudo o que nos deu e pelo seu profundo amor ao seu povo.”
Em 29 de abril de 2024, ele anunciou que sofria de um tumor no esôfago . Ele passou por radioterapia e depois por uma gastrostomia com sonda gástrica para alimentação. No final do ano, ele passou por outro tratamento para colocar um stent no esôfago para melhorar sua ingestão. Semanas depois, os médicos informaram que o câncer havia se espalhado e ele anunciou que não passaria por mais tratamento . Nos últimos dias, sua saúde piorou.
O ex-presidente nasceu em 20 de maio de 1935 e foi eleito presidente do Uruguai em 2009 para o mandato de 2010-2015. Ele também foi deputado e senador, e líder do Movimento de Participação Popular (MPP), lista que recebeu o maior número de votos em todas as eleições nacionais desde 2004.
Mujica renunciou ao Senado e se aposentou da política em outubro de 2020. No entanto, ele permaneceu presente na Frente Ampla e liderou a campanha política acompanhando Yamandú Orsi , candidato presidencial da Frente Ampla para as eleições de 2024, que foi eleito presidente e tomou posse em 1º de março de 2025.
Nasceu em 20 de maio de 1935. Foi deputado e senador, e líder do Movimento de Participação Popular (MPP)
Ex-guerrilheiro que integrou o Movimento de Libertação Nacional – Tupamaros (MLN-T), ficou preso por 13 anos durante a ditadura militar
Foi eleito Presidente do Uruguai em 2009 para o período 2010-2015