Japão é o primeiro país a se classificar para a Copa do Mundo de 2026

Passaporte carimbado, o Japão garantiu sua vaga na Copa do Mundo de 2026 ao vencer o Bahrein por 2 a 0, em jogo disputado em casa, pela sétima rodada das Eliminatórias Asiáticas. Com três partidas ainda por jogar, a seleção japonesa se tornou a primeira equipe, além dos países-sede (EUA, México e Canadá), a assegurar presença no maior torneio de futebol do planeta.

Os gols da vitória foram marcados por Daichi Kamada, do Crystal Palace, e Takefusa Kubo, meia-atacante da Real Sociedad. Com o resultado, o Japão mantém uma campanha impecável na terceira fase das Eliminatórias: seis vitórias e um empate em sete jogos, liderando o Grupo C com folga. A Austrália, segunda colocada no grupo, também pode garantir sua classificação já na próxima rodada.

Histórico de participações e expectativas para 2026

A Copa do Mundo de 2026 marcará a oitava participação consecutiva do Japão no torneio, desde sua estreia em 1998. Ao longo desses anos, a seleção japonesa chegou quatro vezes às oitavas de final (2002, 2010, 2018 e 2022), consolidando-se como uma das potências do futebol asiático.

A história do Japão com a Copa do Mundo, no entanto, começou antes. A seleção esteve próxima de disputar o Mundial de 1938, na França, mas desistiu da vaga. Em 1950, por consequência da Segunda Guerra Mundial, foi banida pela Fifa de participar do torneio.

Novo formato da Copa do Mundo

A edição de 2026 será a primeira a contar com 48 seleções, ampliando as oportunidades para equipes de todas as confederações. Nas Eliminatórias Asiáticas, 18 seleções foram divididas em três grupos, com as duas primeiras de cada chave garantindo vaga direta. Os terceiros e quartos colocados de cada grupo ainda terão a chance de disputar uma repescagem mundial, que distribuirá três vagas adicionais.

Com a classificação antecipada, o Japão já pode começar a se preparar para o desafio de 2026, enquanto torcedores e analistas especulam se a equipe conseguirá superar suas melhores campanhas e avançar ainda mais no torneio. Enquanto isso, o Bahrein e outras seleções asiáticas continuam na briga por uma vaga no Mundial.

Siga-nos nas redes sociais: InstagramFacebook

Leia aqui: Maringá x Operário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *