O afogamento de um idoso de 64 anos mobilizou frequentadores do Passeio Público, no Centro de Curitiba, na tarde desta quinta-feira (25). Segundo testemunhas, a vítima, moradora em situação de rua, estava com dois amigos e, após algumas horas de consumo de álcool, desequilibrou-se ao levantar, caindo no lago.
De imediato, pessoas que estavam no parque correram para ajudar o idoso. O Corpo de Bombeiros relatou que os cidadãos presentes foram até o local para realizar o resgate.
“Essa pessoa esteve muito perto de perder a vida. Graças ao cidadão curitibano, que entrou na água e esboçou massagens, mesmo sem ser especialista, foi possível ajudar ele a recuperar os movimentos respiratórios”, exaltou Márcio Nogarolli, médico do Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate).
Ao chegar ao Passeio Público, os bombeiros encontraram a vítima em parada cardiorrespiratória. O idoso, bastante alcoolizado, caiu de bruços, mesmo com a baixa altura da água.
“Como não conseguiu tomar uma atitude de segurança, esse idoso acabou ficando com uma grande quantidade de água no pulmão e nível de oxigênio bem crítico. Na ambulância, conseguimos melhorar a condição dele e, talvez agora, nem precise ser intubado”, concluiu Nogarolli.
O idoso foi levado ao Hospital Cajuru.
Em nota, a Prefeitura de Curitiba lamentou o incidente. “O indivíduo foi socorrido com vida pelo Samu e Siate, sendo na sequência encaminhado para o hospital.”