Ter alguma deficiência pode limitar a qualidade de vida do portador, hoje existem políticas públicas que tentam amenizar um pouco e garantir uma qualidade de vida, pelo menos razoável ao portador. Mas, mesmo assim ainda são vítimas de discriminação, preconceitos. Ainda há um longo trabalho para ser feito, mas já evoluímos. O que antes não tínhamos noção do que era, agora pelo menos tem um nome; é um conforto? Não. Mas pelo menos existe uma explicação e uma tentativa de fazer do portador um cidadão comum.

Infelizmente sempre existiu pessoas em condições adversas, em algumas culturas nascer fora do “normal” era sinal que a tribo estava sendo amaldiçoada. Ou muitas crianças que eram abandonadas por ter um defeito. Sim, as pessoas faziam muitas coisas por acharem certo, coisas que repudiamos, mas pelo menos trouxe aprendizado.

E um dos locais que surgiu para ser um lar de acolhimento é o Pequeno Cotolengo. Trata-se de uma Organização Não Governamental. Iniciando os trabalhos em Curitiba, em 1965, tem por objetivo acolher pessoas com deficiências múltiplas, em situações de risco e abandono. A sede principal fica em Curitiba, Paraná, mas a organização também atende pessoas de outras cidades do Brasil.

Mas o que o Pequeno Cotolengo faz?     

Se você nunca ouviu falar do Pequeno Cotolengo, agora você vai ouvir. Afinal é a instituição mais conhecida da capital do estado, e eleita a ONG mais confiável do Sul do Brasil. Nasceu para transformar vidas através de acolhimento institucional, a organização oferece moradia, alimentação, cuidados médicos e de enfermagem, fisioterapia, terapia ocupacional, educação e atividades de lazer para pessoas com deficiências múltiplas.

Pense você como seria a vida destes pacientes residentes se não existisse este trabalho, afinal muitos foram abandonados pela família e encontram em cada voluntário um familiar. Em cada doador uma esperança de futuro. Talvez você não tenha o dom necessário de estar ali no dia a dia com eles, interagindo. No entanto, se você faz uma doação, participa de um churrasco, este pequeno ato já está expressando amor.

O Cotolengo se move por ajudar vidas, não somente dos residentes. A instituição também faz atendimentos ambulatorial para pessoas com deficiências múltiplas, que não precisam de moradia na instituição. E o Centro de Reabilitação do Pequeno Cotolengo oferece tratamentos de reabilitação física, motora, intelectual e social.

Outro ponto fundamental são os programas de inclusão social, também oferecido. E aqui, os programas são voltados para educação, lazer e emprego.

Atualmente, são acolhidas mais de 270 pessoas, com moradia e cuidados 24 horas por dia, durante os 7 dias da semana, com pessoas de todas as idades. Os Assistidos moram em 8 Casas Lares e 4 Grandes Lares, dependendo da autonomia que possuem. A Organização também conta com duas Unidades Hospitalares, com 58 leitos de transição, e oferta 26 especialidades médicas e modalidades terapêuticas, com uma equipe de saúde altamente capacitada e equipamentos modernos. 

Como surgiu o Pequeno Cotolengo

São Luís Orione

São Luís Orione, um sacerdote italiano conhecido por sua dedicação aos pobres e doentes, fundou o Pequeno Cotolengo. Orione estabeleceu a Pequena Obra da Divina Providência em 1892, na Itália, e abriu a primeira casa do Pequeno Cotolengo em Tortona, em 1903.

O Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo iniciou suas atividades em Curitiba em 1965, precisamente em 25 de março. Seus ideais, provenientes da filosofia de São Luís Orione, estão presentes em cerca de 30 países, sendo referência no atendimento gratuito especializado em reabilitação e acolhimento de pessoas com deficiências múltiplas e egressas do Sistema Único de Saúde (SUS).

No ano passado foram 306.168 atendimentos multidisciplinares, e cerca de 2500 refeições ao dia.   

Tudo começou em 1965, quando religiosos orionitas e o Arcebispo de Curitiba da época, oficializaram o Pequeno Cotolengo na capital paranaense. Depois de muito esforço da Congregação e voluntários, construímos o primeiro pavilhão, que atualmente é a UCCI Santa Terezinha. Foi lá que as primeiras moradoras chegaram, em 1971, com 18 meninas.

Atualmente conta com mais de 500 funcionários, 600 voluntários e 270 assistidos de todas as idades. atendimento em mais de 27 especialidades e áreas de atuação, chegando a mais de 400 mil atendimentos multidisciplinares por ano. 

Tradicional Churrasco

            Um dos meios para arrecadar fundos é o tradicional churrasco que a instituição promove todo o primeiro domingo do mês. E essa estratégia já está em prática há mais de 50 anos; um grupo de voluntários inicialmente idealizou o primeiro churrasco em 2 de dezembro de 1973.O conceito era promover um evento beneficente para auxiliar na manutenção da obra do Pequeno Cotolengo. O sucesso foi tanto que o churrasco se tornou um evento mensal, que se consolidou como um dos mais importantes da cidade. Assim também é uma forma de aproximar o público dos atendidos.  Toda a renda do evento é revertida para a instituição.

Participe e faça a diferença!

O Churrasco do Pequeno Cotolengo é uma oportunidade de contribuir para a vida de quem precisa. Ao participar do evento, você estará ajudando a garantir a continuidade dos serviços essenciais prestados pela instituição e a transformar a vida de pessoas com deficiências múltiplas.

O próximo é dia 03/03

Domingo, dia 03, o Cotolengo irá promover o churrasco especial de dia das mulheres. As festividades começam às 11h e seguirão até as 14h. Este evento tem uma importância significativa, pois representa um meio crucial de apoio ao atendimento contínuo oferecido a pessoas com múltiplas deficiências e à reabilitação de pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde), trabalho realizado na Unidade Hospitalar São Luis Orione.

Você terá a opção de retirar seu pedido do balcão para viagem ou desfrutar no salão de festa e observar o trabalho dos voluntários. O estacionamento é gratuito tanto para os clientes que retirarem seus pedidos quanto para aqueles que optarem por consumir no local.

Além do churrasco, que é o chamariz, o almoço conta também com um delicioso risoto, maionese tradicional e sem lactose, arroz branco, feijão e salada de cebola. As porções são embaladas separadamente. Bebidas as opções serão água, suco, vinho, refrigerantes e cerveja.

Está sem programação para domingo? Que tal então demonstrar seu apoio ao pequeno Cotolengo. Faça a diferença você também.

Nova Unidade: Hospitalar São Luis Orione

Foto Pequeno Cotolengo

Em 2023, as atividades do Pequeno Cotolengo não cessaram, culminando na inauguração da Unidade Hospitalar São Luis Orione. A concretização desse projeto foi possível graças a parcerias estabelecidas com empresas e colaboradores, mobilizados por meio de incentivos fiscais concedidos pelo Conselho Municipal do Idoso e pela Fundação de Ação Social (FAS).

Adicionalmente à nova Unidade Hospitalar São Luiz Orione, o Pequeno Cotolengo já integra o Sistema Único de Saúde (SUS) em Curitiba, por meio das Unidades de Cuidados Continuados e Integrados Santa Terezinha (UCCI), bem como nas Unidades São Francisco e Maria de Nazaré.

A UCCI dispõe de 33 leitos, oferecendo cuidado integral a pacientes sem vínculo familiar, que apresentam dependência para atividades cotidianas como alimentação e locomoção. Por outro lado, as Unidades São Francisco e Maria de Nazaré, com seus dez leitos, destinam-se a atender pacientes desinstitucionalizados, que não possuem familiares disponíveis para acolhê-los após a alta, proporcionando o acompanhamento necessário.

Anualmente, a Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba destinará um investimento expressivo ao Pequeno Cotolengo, totalizando R$ 14,2 milhões, abarcando todos os serviços contratualizados pela instituição. Essa colaboração financeira evidencia o reconhecimento da importância do trabalho desenvolvido pelo Pequeno Cotolengo na prestação de cuidados abrangentes e especializados à comunidade.

Para doar direto para o Pequeno Cololengo, clique aqui:

Para mais informações sobre o Pequeno Cotolengo, você pode acessar o site da organização: https://www.pequenocotolengo.org.br/.

Youtube, Facebook, Instagram

Pequeno Cotolengo
Rua José Gonçalves Júnior, 140
Campo Comprido – Curitiba – PR
CEP 81.220-210

Siga-nos nas redes sociais: Instagram, Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *