Morreu neste domingo, 18, aos 87 anos, em São Paulo, o empresário Abílio Diniz. Ele foi vítima de insuficiência respiratória, em função de uma pneumonite. Ele comandava uma das maiores empresas do ramo, no mundo, o grupo Pão de Açúcar, a maior varejista do país.
Abílio estava internado havia um mês, no hospital Albert Einstein. Deixa cinco filhos, esposa, netos e bisnetos. O velório será aberto ao público a partir das 11 h e irá até às 15h, no salão nobre do Estádio do Morumbi, já o enterro será destinado apenas a familiares.
Nota da família
“É com extremo pesar que a família Diniz informa o falecimento de Abilio Diniz aos 87 anos neste domingo, 18 de fevereiro de 2024, vítima de insuficiência respiratória em função de uma pneumonite.
O empresário deixa cinco filhos, esposa, netos e bisnetos, e irá ao encontro do seu filho João Paulo, falecido em 2022. Desde já, a família agradece a todas as mensagens de apoio e carinho.”
Leia também: Acidente de trem em Rolândia
Como tudo começou
Abílio nasceu, no bairro Paraíso, sul de São Paulo, em dezembro de 1936. Sendo o primogênito de seis filhos, passou os primeiros anos de vida nos fundos de uma mercearia. Dessa forma, no final dos anos 40, ainda menino, auxiliou os pais na abertura da primeira doceria: Pão de açúcar. O nome não tinha alusão aos doces vendidos, mas, ao principal cartão postal do país. Pois, foi a primeira imagem que o pai viu ao desembarcar no Brasil, vindo de Portugal.
Abílio formou-se em administração, cogitou ir aos Estados Unidos, porém, ficou para auxiliar o pai nos negócios. No final dos anos 50 a primeira loja Pão de Açúcar na Avenida Brigadeiro Luís Antônio, no coração de São Paulo é aberta.
Em resumo já passou por sequestro, já precisou vender sedes em momentos de crise. Meados dos anos 90, começou se expandir novamente comprando mercados menores, se associou a um acionista francês. Em 2013 deixa o Pão de Açúcar.
Siga-nos nas redes sociais: Instagram, Facebook