São Paulo, a maior cidade do hemisfério sul, completa 470 anos. O que hoje é concreto, um dia foi tudo mato.  E tudo começou com a construção de um colégio jesuíta, em 25 de janeiro de 1554, bem ali na região central. A vila começava a crescer e ganhar importância, com o tempo mais e mais pessoas se achegavam. Dessa forma a vila cresceu, virou município, ganhou mais casas, com o tempo prédios daí não parou mais. Por isso passou a ser conhecida como o coração do Brasil.

Localizado na região Sudeste, é a capital do estado de mesmo nome. Em seu território temos importantes centros de ensino como a USP, inaugurada em um dia 25 de janeiro, como presente para cidade, e hoje faz 90 anos. Museus como o da Língua Portuguesa, Museu da Arte Moderna, Pinacoteca, Museu do Futebol, imagem e do som. A capital paulista respira cultura.

Então, bateu aquela fome? São Paulo é conhecida por sua vasta gastronomia, o que quiser comer, encontrará. É cardápio que dá para dar uma volta ao mundo sem sair da cidade. E há quem diga que as pizzas paulistas são as melhores.  

Praia São Paulo não tem, mas em matéria de parques não fica por baixo. E um dos mais conhecidos é o Parque Ibirapuera, construído para ser o presente para cidade, em agosto completará 70 anos. Outros parques que se destacam são: Parque Vila Lobos, Jardim Botânico, Parque da Independência, Zoológico.

E não para por aí., são igrejas, casas centenárias, estações de metrô. É aqui que o Brasil se encontra, é aqui que o mundo se encontra. Em São Paulo, migrantes de todo o país vieram em busca de oportunidades de carreira, de dar uma vida melhor para sua família. Muitos já estão na segunda, terceira geração e o sonho permanece.  São Paulo cresceu por acolher a todos. E sempre chegam pessoas novas, basta dar um pulo na rodoviária do Tiete, a segunda maior do mundo. Linhas de ônibus chegando e saindo com destinos ligando quase todos os estados e ainda para seis nações vizinhas, essa é a São Paulo que hoje faz 470 anos.

E o outro lado de São Paulo?

Em suma, São Paulo pode ser amada por seus moradores, admirada por quem a visita. No entanto, assim como a maioria das grandes cidades, sofre com problemas. Desemprego, falta de moradia, violência, caos urbano. Situações comuns com um grande conglomerado de pessoas. Ao mesmo tempo que a cidade possuí a maior frota de helicópteros do mundo, muitos não conseguem nem recursos para se deslocar na própria cidade. Enquanto possuí hospitais referências em tratamentos, transplantes; falta medicação no posto de saúde.

Há ainda questionamentos do grande período que se perde nos congestionamentos quilométricos, e da qualidade do ar que diminui. E ainda é a cidade que nunca dorme. É um ritmo frenético, que, de fato, traz desafios para o poder público solucionar. E é claro que no meio de tanta gente tem aquelas que sonham e planejam deixar a cidade grande e mudar-se para algum lugar que a vida não seja assim tão acelerada.

Leia também: Greve na Argentina atrasa voos no Brasil

Sempre São Paulo

Apesar dos apesares, a capital paulista continua fascinando. Já é um senhor, mas ainda com muita garra para continuar se reinventando. Assim sendo, muitos outros anos ainda virão, muitos outros projetos ainda sairão do papel. Dessa forma, São Paulo é uma cidade com espírito sempre jovem, viva São Paulo…

Siga-nos nas redes sociais: Instagram, Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *