Depois que o pix se popularizou e facilitou as transações, outras operações foram perdendo espaço. E desta forma, ficando obsoleto. Dessa forma, o DOC será encerrado hoje (15/01), às 22h, segundo nota da Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Ele deixará de existir tanto para pessoas físicas quanto para jurídicas. Os agendamentos poderão ser feitos normalmente, porém, respeitando a data limite de 29 de fevereiro.
A transferência especial de crédito, ou TEC, também se encerra hoje. No geral, empresas usavam para pagar benefícios a seus funcionários.
O DOC não será o único que será descontinuado, as TEC também serão. Essas, no geral, empresas usam para pagamento de funcionários. Em qualquer uma das operações o valor limite era R$ 4.999.99.
As movimentações via DOC concluem-se um dia depois que o banco recebe a ordem de transferência. No caso da TEC, a ordem de transferência garante a movimentação de recursos até o final do mesmo dia, sendo que as tarifas variam entre as instituições bancárias.
Leia também: Suas cinzas pode ficar na lua
Perdeu espaço…..
Criado em meados dos anos 80, pelo Banco Central, nos últimos tempos foi perdendo espaço para formas mais simples para realizar transferências. O Pix, por exemplo, vem sendo o meio preferido para realizar transferências.
Através do Banco Central, a federação fez um levantamento e constatou que as transações por meio de DOC somaram no primeiro trimestre pouco mais de 18 milhões, o que representa 0,05% de todas as transações realizadas no país. O DOC chegou inclusive a perder para o cheque.
Quantidade movimentada por transação
Cheques (125 milhões), TED (448 milhões), boleto (2,09 bilhões), cartão de débito (8,4 bilhões), cartão de crédito (8,4 bilhões) e do PIX (17,6 bilhões).
E você usava DOC ainda, chegou a usar alguma vez? Qual é a sua forma de movimentar dinheiro preferida?