Bomba: Copa do Mundo 2030 será em seis países

Argentina, Paraguai, Uruguai, Espanha, Portugal e Marrocos serão as sedes da Copa do Mundo 2030

O anúncio da sede da Copa do Mundo 2030 estava previsto para ser feito no Congresso da Fifa em 2024. No entanto, o mundo da bola foi surpreendido com a decisão que já vinha sendo encaminhada pelos representantes de cada uma das federações. A ideia inicial era para que todas as 211 afiliadas pudessem votar, mas isto não aconteceu.

Para sede, haviam até o momento se candidatado Espanha / Portugal /Marrocos ;Uruguai/ Argentina/ Paraguai e Chile, este, excluído do grupo de sedes. A Ucrânia também chegou a ser candidata junta com os ibéricos, porém, deu lugar a Marrocos. Grécia, Egito e Arábia Saudita também cogitaram uma candidatura conjunta, porém não vingou. Esta, sim seria uma boa ideia para uma Copa em três continentes.

Mas como irá funcionar o chaveamento?

O Jogo de abertura será em Montevidéu, no Uruguai, um apelo histórico para comemorar os 100 anos da Copa do Mundo, voltar onde tudo começou. E este será o único jogo realizado no país. Da mesma forma, Argentina e Paraguai terão apenas um jogo em seus domínios. Depois dessas três partidas, a bola rola na Península Ibérica e Marrocos.

Aparentemente, agradou os cartolas envolvidos, com exceção do Chile, que foi excluído da brincadeira. Desta forma, os seis já estão garantidos no mundial. E prometem fazer a melhor Copa de todas ( sei que todos falam isso). Agora resta saber se as três seleções que tiverem que jogar o primeiro jogo na América do Sul com os “donos da casa” e depois cruzar o oceano aprovarão.

Mas como será de fato?

A FIFA já vinha sofrendo algumas críticas após aumentar o número de vagas, passando de 32 para 48 seleções. Muitos afirmam que as partidas podem ter baixa qualidade técnica. E essa novidade ainda está sendo digerida.

Mais de antemão, podemos destacar alguns pontos que pesará negativamente: A distância que as seis seleções que jogarem apenas um jogo terão que percorrer para os próximos compromissos. Sem falar de um fuso horário de quatro horas, leva um tempo para o organismo se adaptar, sem falar do deslocamento.

Se já é complicado para o jogador e a equipe técnica, o que dirá do torcedor que quer acompanhar sua seleção. Digamos que o Japão seja o sorteado para jogar no Paraguai, a Alemanha no Uruguai e o México na Argentina. Calcule o gasto que teriam para se deslocar até este fim de mundo, depois voltar à Europa. Será que valerá à pena? Será que virão até aqui acompanhar apenas um jogo? Para o torcedor da casa, ou até mesmo de qualquer país da América do Sul, beleza. Mas, no entanto, este não é o conceito de Copa do Mundo. E pode ser que poucos estrangeiros venham.

Leia também: Eliminatórias Copa 2026

E para a Conmebol

Não foi vantagem alguma para a Conmebol este acordo. Talvez ainda não tenha caído a ficha do quão desafiador será, já começarão a disputa em desvantagem. Será que esta ideia realmente vai à frente, ou até lá algo aconteça para rever esta decisão.

Competições em diversos lugares costumam dar errado, um exemplo é a Eurocopa de 2020, disputada em diversas cidades do continente, que não agradou. Tanto que a próxima, ano que vem, será apenas na Alemanha.

Não há problema em dividir sedes, desde que tenha lógica os anfitriões. E com a Copa sendo inchada, poucos países conseguirão ser sede única. E você o que achou do anúncio? Vai ver algum jogo de abertura em nossos vizinhos, ou vai se preparar para ir à Europa?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *