A Seleção Brasileira Sub-20 deu adeus à Copa do Mundo da FIFA 2025 no Chile de forma precoce e histórica. A derrota por 1 a 0 para a Espanha neste sábado, 4 de outubro, em Santiago, eliminou a equipe pentacampeã na fase de grupos pela primeira vez na história da competição.
Comandada pelo técnico Ramon Menezes, a Seleção Brasileira terminou na última posição do Grupo C, considerado o “Grupo da Morte”, com apenas um ponto somado. A campanha foi marcada por um empate e duas derrotas, ficando atrás de Marrocos (1º), México (2º) e Espanha (3º). Dessa forma os espanhóis aguardam a definição de outros grupos para saber se avança como um dos quatro melhores terceiros colocados.
- 1ª Rodada: Brasil 2 x 2 México
- 2ª Rodada: Brasil 1 x 2 Marrocos
- 3ª Rodada: Brasil 0 x 1 Espanha
Espanha Garante Vitória com Gol Relâmpago
A partida decisiva contra a Espanha começou com o Brasil pressionando e chegando a ter um gol anulado de Luighi por impedimento, aos 10 minutos do primeiro tempo. A Espanha, por sua vez, equilibrou o jogo e a primeira etapa terminou sem gols.
No entanto, o placar foi alterado logo no primeiro minuto do segundo tempo. O atacante Bravo recebeu a bola na área, driblou o zagueiro Iago e o goleiro Otávio para finalizar com precisão, marcando o gol que selou o destino brasileiro.
Contudo atrás no placar, o Brasil buscou o empate com oportunidades claras, especialmente com Rhuan Gabriel, que parou em duas defesas cruciais do goleiro espanhol Fran González. Nos minutos finais, a Seleção ainda tentou, e a arbitragem negou um pedido de revisão de pênalti nos acréscimos. Paralelamente, a vitória do México sobre Marrocos confirmou a lanterna brasileira no grupo.
Ramon Menezes Justifica Queda com Pouco Tempo de Preparação
Após a eliminação, o técnico Ramon Menezes atribuiu o desempenho da equipe à falta de tempo de trabalho e à ausência de jogadores de destaque não liberados por seus clubes.
“Foi a primeira vez que saímos na primeira fase, de seis competições disputadas. É difícil falar em um momento como este. O torcedor fica triste, chateado, mas, às vezes, não entende todo o contexto, a dificuldade. É pouco tempo para trabalhar, para treinar. Nós nos apresentamos dia 22 para jogar dia 28. Os atletas estavam com minutagem muito baixa por seus clubes”, declarou Ramon. A eliminação no Mundial Sub-20 soma-se ao recente insucesso da Seleção Sub-23, que também não se classificou para os Jogos Olímpicos de Paris 2024 sob o comando do técnico.
O Brasil permanece como o segundo maior campeão da Copa do Mundo Sub-20. Em suma são cinco títulos (o último em 2011), atrás apenas da Argentina, com seis.
Primeiramente: Siga-nos nas redes sociais: Instagram, Facebook