Curitiba e Região Metropolitana Ganham Bonde Sem Motorista

A Região de Curitiba vai ganhar um novo e inovador meio de transporte público: o Bonde Urbano Digital (BUD). O governador Ratinho Junior apresentou nesta quinta-feira (4) o veículo elétrico e 100% autônomo que chega da China para integrar um projeto-piloto da Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (AMEP).

Conhecida como Digital Rail Transit (DRT), a tecnologia permite que o bonde opere sem a necessidade de trilhos físicos tradicionais. O veículo é guiado por sensores que detectam uma rota sinalizada no asfalto, funcionando como trilhos virtuais. Essa tecnologia usa indução magnética para garantir que o bonde siga o percurso de forma autônoma e segura.

O bonde digital vai circular em um percurso de 10 quilômetros, ligando o Terminal de Pinhais ao Terminal de São Roque, em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba. A escolha do trajeto foi estratégica, já que a região possui tráfego moderado, perfil urbano e geografia compatível com a operação experimental.

O governador Ratinho Junior destacou que a ideia não é substituir nenhum tipo de transporte coletivo atual, mas sim complementar a mobilidade nas cidades. “Já há muito tempo Curitiba e região metropolitana vêm estudando novas soluções para o transporte público. A ideia não é substituir nenhum modal, fomos buscando o que o mundo tem e o [modelo] que cabia no nosso bolso”, disse ele.

Período de testes

A região vai receber os testes do Bonde Urbano Digital (BUD) por aproximadamente seis meses. Segundo o governador, a fase inicial deve começar já nos próximos 30 dias, com o objetivo de permitir que a população use o veículo e para que o governo avalie o seu comportamento no trânsito da cidade, antes de dar “amplitude a esse projeto, com novas linhas”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *