Pela primeira vez em 34 anos, o Paraná não tem representantes na primeira divisão do Campeonato Brasileiro. No ano passado, o único representante era o Athletico, que fez uma campanha pífia, acabou rebaixado e, como nenhum clube paranaense conquistou o acesso, o estado ficou sem representantes na Série A.
Dessa forma, os times do Paraná disputam as Séries B, C e D do Brasileirão em 2025:
-
Série B: Athletico, Coritiba e Operário.
-
Série C: Londrina e Maringá.
- Série D: Cianorte, Azuriz, Cascavel.
Série D
O Cianorte está nas quartas de final da Série D e está a apenas dois jogos de garantir o acesso à Série C. O próximo embate será contra o Barra, de Santa Catarina. Dessa forma a equipe vive a expectativa de conquistar uma vaga inédita e alçar voos mais altos no cenário nacional.
O Leão do Vale fez uma excelente primeira fase, garantindo a classificação com antecedência. Nas oitavas de final, superou o Mixto-MT e avançou com autoridade.
Quem também acompanha de perto essa caminhada é o Cascavel. Pelo desempenho que o Cianorte obteve no Campeonato Paranaense deste ano, o clube já tem vaga assegurada na Série D de 2026. Porém, caso conquiste o acesso à Série C, a vaga herdada ficará com o Cascavel, que terminou o estadual na nona colocação.
Já Azuriz e São Joseense também estão garantidos na Série D de 2026, representando o futebol paranaense na competição.
Série C
A terceira divisão nacional conta com 20 equipes, que se enfrentam em turno único. Os oito melhores avançam para a segunda fase, enquanto os quatro últimos são rebaixados para a Série D.
O Paraná é representado por dois clubes do norte do estado: Londrina e Maringá. O Maringá conquistou o acesso no ano passado e faz sua temporada de estreia na Série C em 2025.
No momento, o Londrina ocupa a 4ª colocação e já está matematicamente classificado para a próxima fase. Já o Maringá, em 15º lugar com 22 pontos, tem apenas 0,5% de chance de avançar, precisando de uma combinação improvável de resultados para sonhar com a classificação.
Leia também: O que é colocar um time no bolso
Série B
A segunda divisão tem três representantes : Athletico, Coritiba e Operário.
O Coritiba faz uma campanha sólida e ocupa a 2ª colocação, ficando cada vez mais próximo do acesso à Série A.
O Operário aparece em 11º lugar, no meio da tabela, e mantém chances de brigar por uma vaga, mas precisa de regularidade nas rodadas finais.
Já o Athletico, em 12º, também está na parte intermediária da tabela. A equipe vive uma temporada de adaptação após o rebaixamento e busca, ao menos, se manter competitiva.
A Série B conta com 20 equipes. Os quatro primeiros sobem para a Série A de 2026, enquanto os quatro últimos serão rebaixados para a Série C.
Primeiramente: Siga-nos nas redes sociais: Instagram, Facebook