Millena Brandão, atriz mirim conhecida por sua participação na novela A Infância de Romeu e Julieta, do SBT, morreu nesta sexta-feira (3), aos 11 anos, após sofrer 12 paradas cardíacas. A morte foi confirmada por meio do perfil oficial da artista no Instagram. Pouco antes, o Hospital Geral do Grajaú, na zona sul de São Paulo, já havia anunciado a confirmação da morte encefálica.
Segundo a nota assinada pelo gerente médico Thiago Rizzo, Millena deu entrada na unidade na última terça-feira (29) e, desde então, recebeu cuidados intensivos. “Desde sua chegada, a paciente recebeu cuidados intensivos e todo o empenho da equipe médica e assistencial, que não mediu esforços para preservar sua vida”, destacou o comunicado. A morte cerebral foi confirmada às 16h55.
Durante o período de internação, Millena apresentou um quadro clínico instável e chegou a sofrer múltiplas paradas cardiorrespiratórias. Uma das crises ocorreu na manhã desta sexta, sendo revertida após manobras de reanimação.
Ainda de acordo com informações da equipe médica, exames identificaram uma massa de cerca de cinco centímetros no cérebro da menina. Não foi possível confirmar se se tratava de um cisto ou tumor. Millena foi internada após se queixar de dores de cabeça frequentes. Ela permaneceu sedada e intubada na UTI, enquanto sua mãe, Thays Brandão, tentava uma transferência para o Hospital das Clínicas.
A morte da jovem artista também foi lamentada pela mãe em uma imagem publicada em seu perfil no WhatsApp.
Morte encefálica, também conhecida como morte cerebral, é a ausência total e irreversível das funções do cérebro. De acordo com a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), essa condição é legalmente reconhecida como morte, mesmo que os aparelhos mantenham temporariamente a respiração e os batimentos cardíacos do paciente.
Confira a nota oficial na íntegra:
O Hospital Geral do Grajaú informa, com profundo pesar, que foi confirmada, às 16h55 de hoje (02), a morte encefálica da paciente Millena Brandão, que deu entrada nesta unidade em estado gravíssimo no dia 29/04/2025, transferida da Unidade de Pronto Atendimento Maria Antonieta (UPA)