Companhia aérea portuguesa quer incluir a capital paranaense em sua malha internacional após ampliação da infraestrutura do Aeroporto Afonso Pena
A TAP Air Portugal confirmou planos de lançar um voo direto entre Curitiba e Lisboa a partir de 2026, tornando a capital paranaense o 14º destino atendido pela companhia no Brasil. O anúncio foi feito por Carlos Antunes, diretor da TAP para as Américas, durante a WTM Latin America, maior feira de turismo do continente, realizada em São Paulo.
“Curitiba é o destino mais importante entre os que ainda não atendemos no Brasil”, declarou Antunes, ao destacar o potencial econômico do Paraná e a viabilidade operacional do trecho. Atualmente, a companhia opera 102 voos semanais em 13 capitais brasileiras.
A ausência de voos diretos para Curitiba até o momento se deve a limitações técnicas da pista do Aeroporto Afonso Pena e da frota da companhia. A expectativa é que esses entraves sejam resolvidos até 2026, com a ampliação da pista do terminal.
Segundo o contrato de concessão do Bloco Sul, firmado com a concessionária CCR, o aeroporto ganhará uma nova pista de 3 mil metros de extensão — a maior do estado — até 31 de dezembro de 2026. A estrutura permitirá operações com aeronaves de grande porte e voos intercontinentais, consolidando o Paraná como um novo hub logístico e turístico.
Além de facilitar a conexão direta entre Europa e Sul do Brasil, o novo voo deve fortalecer o papel da TAP como principal ponte aérea entre Brasil e Portugal, beneficiando passageiros, setor de cargas e o turismo internacional no estado.