Religiosa havia sido reconhecida como a pessoa mais idosa do planeta em janeiro, após a morte de uma japonesa.
Morreu , aos 116 anos, a freira Inah Canabarro Lucas, reconhecida em janeiro como a pessoa mais velha do mundo. A informação foi divulgada pela Congregação das Irmãs Teresianas, com quem Inah residia na capital gaúcha.
A religiosa havia sido oficialmente reconhecida como a decana da humanidade após o falecimento da japonesa Tomiko Itooka, também aos 116 anos. A validação foi feita pelo Grupo de Pesquisa Gerontológica (GRG) e pela organização LongeviQuest.
Em homenagem publicada no Instagram, a Congregação lamentou a perda: “No dia de hoje, abraça a ressurreição a Irmã Inah Canabarro, rendemos graças pela doação e entrega, pedimos que o Senhor, Pai de bondade, receba-a e acolha-a em seu infinito amor!”
História e legado
Nascida oficialmente em 8 de junho de 1908, em São Francisco de Assis (RS), Irmã Inah dizia ter vindo ao mundo em 27 de maio daquele ano. Ela era bisneta do general David Canabarro, figura histórica da Revolução Farroupilha (1835–1845).
Aos 16 anos, ingressou na vida religiosa ao estudar no internato de Santa Teresa de Jesus, em Santana do Livramento. Três anos depois, entrou para a Companhia de Santa Teresa de Jesus. Durante sua trajetória, atuou como professora de português, matemática e desenho artístico.
Entre os alunos que passaram por suas aulas está o general João Figueiredo, último presidente do regime militar brasileiro. Ela também morou em Montevidéu, no Uruguai, e no Rio de Janeiro, antes de retornar ao Rio Grande do Sul.
Reconhecimentos e paixões
Em janeiro de 2022, após a morte de Antônia da Santa Cruz, Irmã Inah foi reconhecida como a pessoa mais velha do Brasil. Em julho do mesmo ano, tornou-se oficialmente a mais longeva da América Latina com a morte da colombiana Sofia Rojas.
Declaradamente torcedora do Internacional, chegou a receber do clube uma miniatura do estádio Beira-Rio. Em entrevista concedida em 2018, disse: “Eu sou colorada de verdade. Eu sou do Internacional porque é o time do povo.”