A Região Metropolitana de Curitiba (RMC) está prestes a ganhar um novo espaço de entretenimento e lazer. O local fica na Pedreira do Atuba, localizada nos limites entre Colombo e Curitiba. A ideia transformará a área em um complexo multiuso para shows, exposições, práticas esportivas e atividades de lazer. Nesta segunda-feira (24), o governador Carlos Massa Ratinho Junior enviou à Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) o projeto de lei que autoriza a concessão da área à iniciativa privada. A proposta prevê que a gestão do espaço fique a cargo de uma empresa privada, selecionada por meio de licitação.
Um novo marco para a Grande Curitiba
Com aproximadamente 120 mil metros quadrados, a revitalização transformará a Pedreira do Atuba em um espaço moderno e multifuncional. O projeto visa não apenas oferecer uma nova opção de entretenimento para a população, mas também impulsionar o desenvolvimento econômico da região. A iniciativa faz parte da estratégia do Governo do Estado de atrair investimentos privados para projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável.
“Mediante a concessão de uso proposta, pretende-se atrair capital privado para, em parceria com o Estado, viabilizar investimentos em infraestrutura e desenvolvimento sustentável na área. Dessa forma visando resguardar o patrimônio público, reduzir despesas custeadas pelo erário, preservar o meio ambiente e fomentar a economia local. Além de promover a valorização da região”, destacou o governador Ratinho Junior no texto encaminhado à Alep.
Investimentos privados e benefícios para a população
Dessa forma a concessão da Pedreira do Atuba permitirá que o espaço receba melhorias estruturais e se torne um ponto de referência para grandes eventos na região. Segundo o secretário estadual do Planejamento, Guto Silva, a iniciativa faz parte de uma agenda mais ampla do governo para atrair investimentos privados e reduzir custos de manutenção de áreas públicas.
“Atualmente, a Pedreira do Atuba está desativada e representa gastos de manutenção do Estado com segurança e conservação. Com a concessão, o Estado economiza estes recursos, enquanto o espaço receberá investimentos para ter uma estrutura adequada para receber grandes shows e outros eventos de lazer e entretenimento”, explicou Silva.
O projeto também prevê a preservação ambiental da área, com a concessionária responsável por garantir a manutenção e a sustentabilidade do espaço. Além disso, a proposta busca garantir que o local tenha um uso democrático, atendendo a diferentes públicos e promovendo a inclusão social.
Consulta pública e participação da comunidade para nova pedreira
Em suma a Agência de Assuntos Metropolitanos (Amep) foi responsável pela regulamentação documental do projeto e pela realização de consultas públicas com a população da região. Foram realizadas duas consultas públicas e duas audiências públicas no final de 2024. O objetivo de ouvir as demandas e sugestões dos moradores de Curitiba e Colombo.
Pensamos em um modelo que garante à nova Pedreira do Atuba um bom uso, não apenas para quem a explorará comercialmente, mas principalmente para as pessoas que vivem na região. Elas poderão participar dos eventos e atividades que ofereceremos no local, atendendo aos mais diferentes públicos”, afirmou Gilson Santos, presidente da Amep.
Além das consultas públicas, a Amep também realizou sondagens de mercado para aprimorar o processo licitatório e torná-lo mais atrativo para potenciais investidores. “Promovemos várias conversas em Curitiba e Colombo para termos o melhor modelo possível de concessão, que concilie a criação de uma nova área para atividades esportivas, de lazer e de entretenimento para a população com a geração de empregos e renda na Região Metropolitana de Curitiba”, explicou Santos.
Próximos passos para nova pedreira
O projeto de lei agora será analisado pelos deputados estaduais, que poderão sugerir alterações ao texto. Após a aprovação na Alep, o governo detalhará o modelo de concessão no edital do processo licitatório. A expectativa é que o processo de concessão seja concluído ainda em 2025, marcando o início das obras de revitalização da Pedreira do Atuba.
Com a nova Pedreira, a Grande Curitiba ganhará um espaço moderno e versátil, capaz de atrair grandes eventos e oferecer opções de lazer e entretenimento para a população. O projeto representa um avanço na parceria entre o poder público e a iniciativa privada. Dessa forma promovendo o desenvolvimento econômico e a qualidade de vida na região.
Siga-nos nas redes sociais: Instagram, Facebook
Leia também: Brasil entre os passaportes mais valiosos