O Impacto da IA no Mercado de Trabalho: Desafios e Oportunidades para o Futuro

Tenho uma entrevista de emprego, preciso ir de ônibus, passo meu cartão na catraca, já que não há cobrador. O ônibus chega ao terminal, mas que surpresa, ele é automático, não há mais a necessidade de motorista: viva o progresso. quando chego ao meu ponto, vou fazer um lanche: que bom que existem máquinas que posso comprar o que quero, não tem necessidade de ficar em filas e esperar que o pedido fique pronto. Com isso ganha-se tempo, afinal estamos sempre com pressa.

No telão à frente, um canal de notícias totalmente digitalizado, produzido inteiramente por inteligência artificial, inclusive os apresentadores e o repórter. O tema em pauta são as operações feitas por robôs, em um futuro próximo não haverá mais necessidade de médicos, os diagnósticos serão instantâneos.

No prédio que entro para entrevista não há porteiro, o reconhecimento é facial. Há cerca de vinte candidatos, uma vaga. Uma concorrência um pouco maior do que previa, mas vamos lá. O entrevistador aparece na sala em forma de holograma. Não sei se é alguém real ou se é criado pela inteligência artificial. Contou sobre a vaga, o aprovado seria o representante comercial da companhia. Mas isso somente até acabarem de desenvolverem um aplicativo que permite interações com o cliente sem a necessidade de presença humana, e, segundo ele, isso está muito próximo de acontecer, disse entusiasmado. Ficamos em choque, como assim a profissão de vendedor pode não ser mais útil?

Desta forma, lembrei-me do meu dia e tudo que fiz. Percebi que só interagi com máquinas, e essa é justamente a realidade. Questionei-me se deveria morar num sítio e criar galinhas, esperar a morte chegar, encantei-me com toda a tecnologia, mas quando me vi prejudicado por ela, fiquei com medo.

Com todo esse progresso, que tanto me encantou, também veio o medo. A tecnologia pode melhorar a vida, mas também tem o poder de nos deixar sem opções, substituindo funções que antes eram feitas por pessoas. Esse é o grande dilema do futuro: como conciliar o avanço da inteligência artificial com a manutenção de empregos e a valorização do trabalho humano?

Siga-nos nas redes sociais: Instagram, Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *