A construção da nova pista de 3 mil metros no Aeroporto Afonso Pena, na Grande Curitiba, avançou mais uma etapa. A Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep) aprovou a alteração de diretriz viária que permitirá a implantação da nova pista.
A nova pista é uma obra prevista no contrato de concessão denominado Bloco Sul e terá três mil metros de extensão. A infraestrutura permitirá operações de aeronaves maiores, com aproximações simultâneas. Além disso, a nova pista permitirá pousos e decolagens sem conexões para os Estados Unidos e países da Europa com aeronaves de grande porte.
A Amep tem um caderno técnico com várias diretrizes para a Região Metropolitana, o que evita que nada seja implantado nos locais demarcados para inviabilizar futuras obras. A diretriz existente, referente à Rua Constante Moro Sobrinho, será substituída pela da Rua Silvio Pinto Ribeiro.
Gilson Santos, presidente da Amep, destacou os esforços do Governo do Estado para agilizar as aprovações necessárias. “Há um rito processual a ser respeitado, além da atenção às demandas da população local. Fizemos tudo isso para garantir uma obra importante para o desenvolvimento do Estado em diversas frentes”, afirmou.
A Câmara Técnica do Sistema Viário Metropolitano (CTSVMC) é um órgão colegiado presidido pela Amep, que tem o objetivo de promover a gestão integrada do sistema viário de interesse metropolitano da Região Metropolitana de Curitiba.
Siga-nos nas redes sociais: Instagram, Facebook