Deltan Dallagnol, ex-deputado federal pelo Novo-PR, anunciou nesta sexta-feira (3 de maio de 2024) sua retirada da pré-candidatura à Prefeitura de Curitiba. Ele declarou que pretende se dedicar às campanhas do partido em todo o Brasil, sendo atualmente embaixador do Novo desde setembro de 2023.
Dallagnol teve uma reunião com Eduardo Pimentel (PSD) e o governador Ratinho Junior na última terça-feira (30 de abril). O encontro visava iniciar uma aproximação para um possível apoio do ex-deputado a Pimentel nas eleições. Deltan Dallagnol estava empatado em uma corrida quíntupla pela prefeitura de Curitiba, juntamente com o vice-prefeito Eduardo Pimentel, o ex-prefeito Luciano Ducci (PSB), o ex-governador Beto Richa (PSDB) e o deputado estadual Ney Leprevost (União Brasil).
Ele foi eleito deputado federal pelo Paraná em 2022, sendo o mais votado do estado, mas teve seu mandato cassado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) em maio de 2023 devido a processos administrativos relacionados à sua atuação como procurador. Em um vídeo nas redes sociais, Dallagnol afirmou que “o sistema destruiu” a Lava Jato e criticou a impunidade e corrupção no Brasil, além de apontar “excessos” na atuação do STF (Supremo Tribunal Federal) e da Justiça.