O menino maluquinho ficou órfão, morreu Ziraldo na tarde deste sábado. De acordo com a família, o cartunista morreu dormindo, em casa, no bairro da Lagoa, no Rio de Janeiro.

Ziraldo estava com a saúde debilitada há algum tempo, sofreu três AVCS entre 2018 e 2022. Mineiro, nasceu na cidade de Caratinga, desenhava desde a infância, tendo publicado seu primeiro desenho aos seis anos. Formou-se em direito pela Universidade Federal de Minas Gerais, em 57. Nos anos 60 fundou o Pasquim, veículo combativo as ideias da ditadura militar, circulou entre 64 e 85.

Ainda nos anos 60 passou a escrever histórias em quadrinhos, começou com a Turma do Pererê. E criou ainda nesta época os personagens: Mineirinho, Jeremias, o Bom, Supermãe.

O primeiro livro infantil foi publicado em 1969, o Flicts, história de uma cor solitária. O seu maior sucesso, surgiu em 1980, O Menino Maluquinho.

No final dos anos 90, criou o novo Pasquim, na verdade, uma revista para satirizar a consagrada Caras a ideia seria ridicularizar as celebridades. Desta forma surgiu a Bundas. Com o seguinte slogan: Quem mostra a bunda em Caras não mostra a cara em Bundas” e “Bundas, a revista que não tem vergonha de mostrar a cara”.

Segundo a assessoria do cartunista, o velório é aberto ao público no MAM, localizado na Avenida Infante Dom Henrique, número 85, no parque do Flamengo. O sepultamento está previsto para ocorrer às 16h30, no Cemitério João Batista, em Botafogo.

Siga-nos nas redes sociais: Instagram, Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *