Está desempregado e sem renda? Fica difícil pagar ônibus para ir a entrevistas, distribuir currículos, precisa emprestar muitas vezes para chegar onde precisa estar? É uma situação que pode até ser constrangedora, no entanto, há um auxílio para que pessoas de baixa renda que estão em busca de emprego possam receber créditos gratuitos para utilizar no transporte coletivo metropolitano. O Cartão Social, como é chamado, disponibiliza R$ 242. A ideia é auxiliar o trabalhador a se reinserir no mercado de trabalho.
Como faz para receber os créditos? É necessário estar cadastrado no Cadúnico, além do Sistema Nacional de Empregos (SINE), é necessário ser baixa renda e ter idade entre 16 e 64 anos. Existe a possibilidade de alunos matriculados em cursos de qualificação profissional receberem, desde que seja ofertado pelo governo do estado. O valor é gerido pela Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep)
Em entrevista o diretor presidente da (AMEP), Gilson Santos, disse: “Muitas vezes uma pessoa pode perder uma oportunidade de entrevista de emprego, de distribuir currículos ou de fazer um curso por ter que arcar com a passagem enquanto está sem renda. O Cartão Social ajuda este público que busca novas oportunidades”.
Leia também: Ana Júlia morreu de causas naturais
Como fazer o Cartão Social
Se você ainda não possui o cartão, procure a Agência do trabalhador em Curitiba ou qualquer cidade da região metropolitana. E é possível agendar o atendimento pela internet. O cartão estando pronto, o usuário recebe informação via SMS para retirar o cartão com os créditos carregados.
Importante: O cartão social é de uso pessoal, não podendo ser emprestado.
Siga-nos nas redes sociais: Instagram, Facebook