O Paraná respira turismo, e quando se falamos em turismo no estado o primeiro lugar que vem à mente é Foz do Iguaçu. E de fato é o carro chefe do estado, e um do mais procurados do país, sendo vendido até internacionalmente. E engana-se quem pensa que se resumo só as cataratas; Os Campos Gerais, com destaque para Vila Velha, a Ilha do Mel, Morretes, Paranaguá, agora também com transatlânticos em seu porto, e claro a capital Curitiba.
De acordo com dados do IBGE demonstrou que o turismo no estado cresceu 11,2% no ano passado. Foi a segunda maior alta proporcional, atrás apenas do Mato Grosso, que teve uma variação de 16%.
Todos os segmentos analisados tiveram alta no estado. O maior crescimento foi dos serviços, que ficaram 16,1% acima dos índices de 2022. Depois, estão os transportes e correio, com alta de 12,6% e outros serviços (7,3%), serviços prestados às famílias (4,8%) e serviços de informação e comunicação (4,8%).
Outro indicador positivo foi o crescimento de 10% das atividades turísticas, marcando o terceiro ano seguido de altas. Entre os estados o Paraná ocupou o quarto lugar, atrás de Minas Gerais (15%), Rio de Janeiro (11,5%) e Bahia (11,4%).
O Governo vem investindo forte neste setor para atrair cada vez mais turistas nacionais e internacionais, estima-se que foi gerado quase 7 mil empregos diretos. Somente os cruzeiros da MSC já geraram um fluxo de quase 22 mil pessoas no Litoral via navio, enquanto os aeroportos paranaenses receberam 603 mil turistas estrangeiros.
Siga-nos nas redes sociais: Instagram, Facebook