Há um projeto tramitando para se construir um VLT ligando o aeroporto Afonso Pena, ao Centro Cívico. E o vice-prefeito Eduardo Pimentel divulgou essa possibilidade em conversas com o BNDS, assinando um contrato para realizar o estudo de viabilidade.
Em suma, o projeto teria como parceiro o governo do estado e as prefeituras de Curitiba e São José dos Pinhais. Atualmente quem precisa de transporte coletivo para se deslocar entre o aeroporto e a cidade tem a seguinte opção: uma é a linha E32 que vai até o terminal do Boqueirão. Além, é claro, de táxis e uber.
Os estudos técnicos têm a previsão de durar até maio do ano que vem. A ideia é fornecer informações, como: custos, tarifas e investimentos. Sendo aprovado, o percurso terá 22,8 km, com capacidade para atender 160 mil passageiros diariamente. O trajeto incluirá 27 paradas, sendo quatro em terminais e 23 estações para embarque e desembarque.
Leia também: Tudo pronto para Liga das Nações
“A constituição desse contrato para viabilidade técnica, econômica e ambiental do eixo VLT São José dos Pinhais ao Centro Cívico é possível pela credibilidade, responsabilidade e confiança das administrações no transporte metropolitano. Propor uma nova solução, um novo modal do transporte coletivo com o VLT é uma ação inovadora, que vai ao encontro do trabalho de sustentabilidade das cidades e do Estado com um veículo totalmente elétrico, todo um trabalho de requalificação urbana, com menos impacto na área urbana das cidades e um valor possível de viabilidade”, disse Eduardo Pimentel.
O contrato foi assinado, junto a representantes do BNDS. Com isso a expectativa é que se avance ainda mais na referência em mobilidade urbana.