O maior parque urbano do Nordeste, o Parque do Cocó, em Fortaleza, está em chamas. A fumaça se espalhou por vários bairros de Fortaleza. O incêndio começou na noite de ontem, 17, e as equipes conseguiram controlar as chamas. Porém, na manhã de hoje outro incêndio foi registrado.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, a área atingida pelo fogo é de mata sem acesso a viaturas. Dessa forma, o acesso está sendo feito a pé e as chamas estão sendo combatidas com bombas de água costais, aquelas levadas pelos bombeiros nas costas.
Desde as 8 h que os bombeiros trabalham para controlar as chamas. Em entrevista a TVs locais, um dos bombeiros afirmou que o mato seco e o vento forte têm ajudado o fogo a se espalhar, o que, com a dificuldade de acesso, complica o combate às chamas. Ainda não há informações sobre o que pode ter provocado o incêndio.
Elmano de Freitas, governador do Ceará, em publicação em suas redes, disse: ” O Cocó é um patrimônio ambiental do nosso Ceará e precisa ser preservado. Determinei apuração rigorosa sobre as causas do incêndio”, disse, em publicação em rede social.
Leia também: Picadas de aranhas aumentam no verão
Conhecendo o parque do Cocó
Localizado na capital cearense, é o maior parque natural em área urbana do Norte/Nordeste e o quarto da América Latina. Este é o maior fragmento verde da cidade, abrangendo extenso manguezal e dunas milenares em seu entorno. Com mais de 2 km de trilhas interligadas, proporciona um ambiente ideal para a prática de esportes e contemplação da natureza.
Com uma área total de 1.571,29 hectares, abrange os municípios de Pacatuba, Itaitinga, Maracanaú e Fortaleza.
Reconhecido como um refúgio para a fauna, o Parque abriga uma diversidade de espécies, destacando-se os cavalos-marinhos e o guaiamum, este último ameaçado de extinção. Além disso, conta com mais de 130 espécies de aves, incluindo cinco espécies de pica-pau, tornando-se uma área de descanso para diversas aves migratórias. Dessa forma, o local também abriga mamíferos como raposas, guaxinins, cassacos e saguis.