Picadas de aranhas e escorpiões aumentam neste período

Ah, o verão. Sol, água, praia, aranhas. Sim, nesta época do ano aumenta o número de casos envolvendo animais peçonhentos, como aranhas e escorpiões. As altas temperaturas favorecem a reprodução destes bichinhos, e os locais preferidos deles são em matas e entulhos, já que isto favorece a procriação.

De acordo com dados do Sinan (Sistema de Informação de Agravos de Notificação) registrou cerca de 20 202 acidentes por estes animais no Paraná, em 2023. O que representou um aumento de 26% em comparação ao ano anterior. Desses, 46% foram por aranhas, seguidos pelos acidentes com escorpiões (26%), abelhas (12%) e serpentes (5%).

Evite problema….

Contudo pequenos cuidados podem ser fundamentais para evitar acidentes, que em alguns casos podem levar à morte. Por isso não acumule entulhos, materiais de construções, vede frestas e buracos em paredes, assoalhos, mantenha limpos locais próximos à residência e jardins, bate o calçado antes de vesti-lo, sacuda as roupas. Eles costumam se esconder em locais assim.

Leia também: Messi o melhor do mundo

Ao ser picado…

No caso de ser picado, procure atendimento em uma unidade de saúde o mais breve possível. Em suma, não faça medicação caseira como cortar a área picada, ou tentar sugar o veneno. O Paraná tem o Centro de Informações e Assistência Toxicológica do Paraná (Ciatox-PR), no telefone 0800 410 148.

Siga-nos nas redes sociais: Instagram, Facebook

Dessa forma queremos saber de você. Já foi picado alguma vez por algum destes bichos? Como que aconteceu o acidente, percebeu na hora ou somente depois? Compartilhe sua experiência conosco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *