Curitiba, é eleita a cidade mais inteligente do mundo
Curitiba, é uma cidade que se destaca por suas inovações e soluções urbanas. Dessa forma a capital paranaense é referência no assunto ganhando inclusive notoriedade mundial. Seus parques, arquitetura, planejamento urbano, mobilidade, são alguns dos pontos que faz a capital paranaense ter uns dos maiores IDHs do país. E não é de hoje, a transformação urbana da cidade começou lá trás , com o urbanista Jaime Lerner que idealizou o tão admirado sistema de transporte urbano. A ideia de pagar a passagem antes de embarcar nos tubos, a integração, foi o que fez a cidade ser conhecida, e mais, copiada. Até o momento cidades de 80 países se inspiraram no modelo Curitibano, tais como: Bogotá, Guadalajara, Lima, Buenos Aires.
Cidade mais inteligente do mundo
Contudo Curitiba ganhou o prêmio de cidade mais inteligente do mundo. E concorreu com nomes de peso, tais como Barcelona. Além disso foi a primeira cidade da América Latina a receber o prêmio, que é concedido pela Fira Barcelona, organizadora do Smart City Expo World Congress.
Mas o que é uma cidade inteligente? Primeiramente Cidade inteligente é uma cidade que utiliza tecnologias avançadas para melhorar a qualidade de vida da sua população. Desta forma promovendo a eficiente em diversos setores sociais. E nestas categorias incluem: transporte, energia, água, segurança, saúde, educação e tecnologia.
Cidades inteligente e a tecnologia
Em resumo, cidades inteligentes usam a tecnologia para melhorar o transporte e algumas das tecnologias comuns usadas incluem: Internet das coisas, Inteligência Artificial, Big Data.
Além disso têm o potencial de melhorar a qualidade de vida dos cidadãos de várias maneiras. Por exemplo, podem:
- Melhorar a mobilidade: As cidades inteligentes podem usar tecnologias para melhorar o transporte público, tornando-o mais eficiente e acessível. Isso pode ajudar a reduzir a poluição do ar e o congestionamento do tráfego.
- Reduzir o desperdício de energia: podem usar tecnologias para monitorar o uso de energia e identificar oportunidades de eficiência. Isso pode ajudar a reduzir as emissões de gases de efeito estufa e economizar dinheiro.
- Melhorar a segurança pública: As cidades inteligentes podem usar tecnologias para monitorar o tráfego, detectar crimes e responder a emergências. Isso pode ajudar a tornar as cidades mais seguras para todos.
Contudo elas ainda estão em desenvolvimento, mas têm o potencial de transformar a maneira como vivemos e trabalhamos nas cidades.
Premiação
Dessa forma a premiação é uma reconhecimento às políticas públicas inovadoras, ações e programas de planejamento urbano que impulsionaram o crescimento sustentável de Curitiba. Entre os projetos que contribuíram para a vitória da cidade estão:
- O sistema de transporte público integrado, é considerado um dos mais eficientes do mundo.
- A rede de ciclovias, que é uma das maiores do mundo e incentiva a mobilidade ativa.
- O sistema de gestão de resíduos sólidos, um dos mais avançados do mundo.
- O projeto de iluminação pública inteligente, que utiliza tecnologia LED para reduzir o consumo de energia e melhorar a segurança pública.
“Curitiba é um exemplo de como o uso da tecnologia pode melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e tornar as cidades mais sustentáveis”, disse o prefeito de Curitiba, Rafael Greca. “Estamos muito orgulhosos de sermos reconhecidos como a cidade mais inteligente do mundo.”
A eleição de Curitiba como a cidade mais inteligente do mundo é um marco importante para o Brasil e para a América Latina. A cidade demonstra que é possível construir cidades sustentáveis, mesmo em países com recursos limitados.
Conhecendo aquilo que é forte em Curitiba
É marca registrada, atração turística, não há quem venha conhecer e não se admira com a mobilidade e o estilo dos ônibus. Biarticulados, pontos em formas de tubo, vias exclusivas.
Leia também: Explore os oceanos
Os parques e praças ganham destaque também, os mais visitados: Barigui, Tangua, Jardim Botânico e a Ópera de Arame.
O ecossistema de inovação de Curitiba, denominado Vale do Pinhão e lançado por Greca em 2017, tem sido uma ferramenta eficaz na implementação de soluções voltadas para a construção de uma cidade mais sustentável e inovadora. Esse projeto está alinhado aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS’s) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).
A Prefeitura e a Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, através do Vale do Pinhão, trabalham ativamente para fomentar o desenvolvimento socioeconômico local. Isso inclui incentivos fiscais, como o Tecnoparque, serviços de consultoria, desburocratização (novas empresas na cidade agora abrem em média 2 horas), e parcerias público-privadas para modernizar a iluminação pública.
Além disso, o programa oferece uma variedade de iniciativas, incluindo programas de capacitação, geração de empregos e estímulo ao empreendedorismo. Exemplos destas ações incluem a Escola de Inovação de Curitiba, Bom Negócio, Curitiba Empreendedora, Empreendedora Curitiba, Liceus de Ofícios Criativos, 1º Empregotech e Empregotech 40+.