As capivaras são animais nativos da América do Sul e são consideradas as maiores roedoras do mundo. Com seu aspecto simpático e comportamento pacífico, esses animais se tornaram atrações populares nos parques da cidade de Curitiba.
Na capital paranaense, as capivaras podem ser encontradas em vários parques, como o Parque Barigui, o Parque Tingui e o Parque Passaúna, Parque naútico. Esses animais costumam habitar as áreas úmidas próximas aos rios e lagos dos parques, onde podem ser avistados caminhando tranquilamente ou se refrescando nas águas.
Apesar de sua aparência dócil, é importante lembrar que as capivaras são animais silvestres e devem ser observadas de longe, sem tentar tocá-las ou alimentá-las. A cidade de Curitiba possui uma legislação específica que proíbe a aproximação de pessoas a menos de 5 metros das capivaras, visando proteger tanto os animais quanto os visitantes dos parques.
As capivaras também são importantes para a preservação da natureza nos parques de Curitiba, pois ajudam a manter o equilíbrio ecológico ao se alimentarem de plantas invasoras e criarem locais adequados para a nidificação de aves aquáticas.
Além disso, as capivaras se tornaram uma das atrações mais fotografadas nos parques de Curitiba, sendo um símbolo da biodiversidade e da beleza natural da cidade.
Portanto, se você for visitar um dos parques de Curitiba, não deixe de procurar pelas capivaras e apreciar a presença desses animais encantadores em seu habitat natural. Mas lembre-se sempre de respeitar a distância recomendada e não perturbá-los em seu ambiente natural.