Nas alturas, Athletico encara desesperado The Strongest por vaga nas oitavas

Duelo em La Paz pode permitir ao Furacão encaminhar a classificação

O primeiro grande objetivo do Athletico na Copa Libertadores da América pode ser encaminhado na noite desta terça-feira (3), quando o Furacão duela com um desesperado The Strongest às 19h15 (horário de Brasília), no Estádio Hernando Siles, em La Paz, a mais de 3,6 mil metros de altitude.

O jogo, válido pela quarta rodada do Grupo B da competição, é de vida ou morte para o Tigre, que tem apenas dois pontos, sem ter conseguido vencer nenhum dos compromissos em sua casa, diante de Libertad e Caracas. Se quiser ter chance de avançar, só a vitória interessa. Já o Rubro-Negro, se somar pontos nesta noite, dá um passo importante rumo às oitavas.

Covid-19 atinge elenco athleticano

O zagueiro Pedro Henrique, o volante Pablo Siles, os meias Léo Cittadini e Marlos, e o atacante Pablo não viajaram com a delegação do Athletico para Santa Cruz de la Sierra, onde o Furacão se concentra até horas antes da bola rolar. O quinteto ficou em isolamento em Curitiba, após serem diagnosticados com Covid-19. Quem estava com o problema, o volante Hugo Moura, foi liberado depois de cumprir os protocolos e integra o grupo.

Para o importante confronto fora de casa, o técnico Fábio Carille deve investir mais uma vez no esquema com três zagueiros, o qual ele confirmou que será adotado para a sequência da temporada. O treinador segue sem tempos para treinamentos mais intensos, por isso é durante os jogos que ele espera seguir acertando o time.

Na escalação em La Paz, a principal novidade deve ser a presença do volante Erick na lateral-direita, no lugar de Orejuela, que ainda não convenceu com a camisa rubro-negra. Com mais força de marcação nesse lado, é possível que o atacante Canobbio ganhe mais liberdade para avançar, com Vitinho atuando pelo outro lado e Marcelo Cirino centralizado.

No banco de reservas, as presenças dos zagueiros Dedé e Nico Hernández são as grandes surpresas. Enquanto o primeiro ainda não estreou pelo clube, o defensor colombiano só atuou nove minutos na temporada, quando se machucou no amistoso diante do América-MG, na Arena da Baixada. Eles e os demais treinaram de máscaras antes da viagem, para fins de aclimatação e simulação das condições que serão enfrentadas logo mais.

Tabela e histórico

Com quatro pontos em três jogos, o Athletico é o vice-líder da chave (três pontos atrás do Libertad, e dois à frente de Caracas e The Strongest) e, caso traga pontos da capital boliviana, deverá ficar próximo da ida às oitavas de final, pois terá os seus dois últimos confrontos em casa (dia 18 de maio, contra o Libertad; e diante do Caracas em 26 de maio).

Na última vez em que o Rubro-Negro visitou a equipe da Bolívia, derrota por 2 a 1, em 8 de abril de 2014, pela Libertadores daquele ano. Nesta edição, a partida entre os dois times em Curitiba terminou com vitória athleticana por 1 a 0, com gol de pênalti de David Terans.

Crise no Tigre boliviano

O empate em 1 a 1 com o Caracas, em casa, seguido por outro empate no sábado passado pelo Campeonato Boliviano, agravou a crise que vive o The Strongest. Com a altitude ao seu lado, o Tigre só venceu quatro dos seus dez últimos jogos no Hernando Siles, e só uma vitória sobre o Athletico mantém a equipe com chances reais de classificação.

Em relação ao jogo de ida contra o Furacão, no Joaquim Américo, as principais novidades entre os titulares devem ser o meia Henry Vaca (que entrou no segundo tempo) e do atacante argentino Martín Prost, que estava suspenso. O técnico Cristian Díaz está pressionado, e a torcida já pediu a sua saída e a do presidente do clube, Ronald Crespo, no último compromisso.

O cartola, aliás, foi alvo de acusações de corrupção e de suposto atraso de salários, o que acabou negando na semana passada. Ou seja, qualquer resultado que não seja a vitória em casa só deve aprofundar a crise pelos lados do The Strongest.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *